Lewis Capaldi recorreu às redes sociais para anunciar publicamente que vai afastar-se dos palcos durante três semanas. Em causa está a condição de que padece, a síndrome de Tourette. Trata-se de um transtorno neurológico que tende a provocar movimentos súbitos e repetitivos incontroláveis.
“Os últimos meses têm sido muito duros, tanto mental como fisicamente. Desde o Natal que não tenho parado tempo suficiente em casa e estou a ter dificuldade em lidar com tudo o que me tem acontecido. Preciso parar para descansar e recuperar”, explicou.
O músico andava na estrada a promover o seu segundo álbum, mas cancelou todos os concertos marcados até ao festival de Glastonbury, a 24 de junho. “Broken by Desire to Be Heavenly Sent”, lançado a 19 de maio, é o mais vendido do ano no Reino Unido até ao momento.
Os tiques provocados pelo síndrome de Tourette surgem em momentos inesperados e de forma involuntária. Apesar do cantor de 26 anos ter sofrido com esta condição desde sempre, apenas a revelou ao mundo em setembro de 2022.
Desde então, as contrariedades causadas pela sua condição têm sido amplamente documentadas. A 5 de abril estreou na Netflix o documentário “Lewis Capaldi: How I’m Feeling Now”, onde aborda o seu transtorno. Antes, em fevereiro, o artista teve um ataque em palco durante um concerto na Alemanha e foi ajudado pela plateia a terminar a canção “Someone You Loved”.
No ano passado, Capaldi cancelou a atuação no festival MEO Sudoeste a poucos minutos de subir ao palco. Na altura, a justificação apresentada apenas mencionava que o cantor se tinha “sentido mal”.
O que é a síndrome de Tourette?
Trata-se de uma condição neurológica que tende a provocar movimentos súbitos e repetitivos que o paciente não consegue controlar. Estes tiques podem também passar pela emissão de sons ou palavras.
Os sintomas são, por norma, detetados durante a infância, sobretudo em miúdos entre os cinco e os dez anos. Podem começar como movimentos involuntários na parte superior do corpo, na cabeça ou no pescoço, e evoluir para outros membros. Alguns dos tiques podem ir desaparecendo ou diminuindo de intensidade com a idade. Contudo, nem todos os casos seguem esta evolução.
Entre os tiques corporais mais comuns estão o piscar de olhos, o encolher de ombros eos esgares faciais. Já no caso dos sons, os grunhidos ou a repetição de frases são os mais comuns. Mais raro é dos sintomas popularmente mais associados à Tourette, a repetição involuntária de palavrões.
Quem sofre deste síndrome deve evitar situações de stress, cansaço, raiva ou excitação para evitar o desencadear dos sintomas. Devem, pois, apostar em manter um estilo de vida calmo, dormir as horas de sono recomendadas e dedicarem-se a tarefas que exijam concentração.
Lewis Capaldi não é o único cantor que admitiu publicamente sofrer desta condição. O ano passado, a cantora norte-americana Billie Eilish revelou no programa da Netflix “O próximo convidado dispensa apresentações”, de David Letterman, que apesar de ter sido diagnosticada aos 11 anos, só em 2018 falou pela primeira vez sobre a condição neurológica que “lhe inferniza a vida”.
— Lewis Capaldi (@LewisCapaldi) June 5, 2023