Música

Sufjan Stevens foi diagnosticado com uma doença rara. “Tive de reaprender a andar”

O músico de 48 anos brilhou graças aos temas que criou para "Chama-me Pelo Teu Nome". Lança um novo trabalho em outubro.
Stevens tem 48 anos.

O cantor e compositor nomeado para um Óscar, Sufjan Stevens, revelou esta quinta-feira, 21 de setembro, diagnosticado com síndrome de Guillain-Barré. Está neste momento “a reaprender a andar” após uma ter sido hospitalizado.

Stevens, cuja canção original “Mystery of Love” foi nomeada para um Óscar pelo filme “Chama-me Pelo Teu Nome” de 2017, recorreu ao Tumblr partilhar a novidade, numa altura em que o seu próximo disco “Javelin” está agendado para ser editado a 6 de outubro.

“Estou muito entusiasmado por ter nova música para partilhar, mas queria informar-vos que uma das razões pelas quais não tenho conseguido participar na imprensa e na promoção que antecedem o lançamento de é porque estou no hospital”, escreveu Stevens, de 48 anos. “No mês passado acordei e não conseguia andar. As minhas mãos, braços e pernas estavam dormentes e com formigueiro. Não tinha força, sensação ou mobilidade.”

“O meu irmão levou-me para o serviço de urgência e, após uma série de exames — ressonâncias magnéticas, TAC, radiografias, punções lombares (!) e ecocardiogramas — os neurologistas diagnosticaram-me com uma doença autoimune chamada Síndrome de Guillain-Barré”, continuou. ” Felizmente há tratamento para isto, infusões de imunoglobulina durante cinco dias e depois rezam para que a doença não se espalhe aos pulmões, coração e cérebro. É muito assustador, mas funcionou. Passei cerca de duas semanas preso a uma cama, enquanto os meus médicos faziam tudo para me manterem vivo e estabilizarem a minha condição. Devo-lhes a minha vida.”

A síndrome de Guillain-Barré é uma doença rara na qual o sistema imunitário do corpo ataca os nervos. Após uma dormência inicial, a paralisia é comum. Stevens foi transferido para um centro de reabilitação para fazer fisioterapia e “aprender novamente a andar”.

“É um processo lento, mas dizem que vou ‘recuperar’. Demora é muito tempo e exige paciência e trabalho árduo. A maioria das pessoas com GBS aprende a andar novamente por conta própria num ano, por isso tenho esperança.”

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT