Música

Taylor Swift vai mesmo ser julgada por plágio na música “Shake It Off”

A cantora foi acusada de ter copiado a música original "Playas Gon’ Play", das 3LW. Existem semelhanças evidentes.
"Plágio? Eu?"

O maior êxito da carreira de Taylor Swift pode ter sido plagiado. De acordo com a deliberação de um juiz federal dos Estados Unidos, esta quinta-feira, 9 de dezembro, a cantora terá mesmo de ir a julgamento para enfrentar as acusações de que “Shake It Off” é uma cópia deliberada de um tema gravado em 2001 pelas 3LW, chamado “Playas Gon’ Play”.

“Ainda que haja diferenças notórias entre ambos os trabalhos, há semelhanças significativas no uso de certas palavras e na sua sequência/estrutura”, deliberou o juiz do caso, referindo às letras das duas músicas. 

Os compositores originais de “Playas Gon’ Play”, Sean Hall e Nathan Butler, moveram este processo judicial contra a cantora norte-americana em 2017. Um ano depois, o caso foi arquivado porque, entendeu o juiz dessa altura, as letras alegadamente plagiadas são “frases curtas às quais falta o mínimo de originalidade e criatividade exigida para que sejam protegidas por direitos de autor”.

Em 2019, a história voltou a ser tema nas notícias. Um tribunal federal reverteu a decisão inicial, sob o argumento de que havia matéria relevante no processo e semelhanças evidentes entre as duas letras. Até ao momento, não foi revelada a data em que se irá realizar o julgamento.

Enquanto espera pela decisão judicial, pode ouvir os dois temas e decidir por si quem tem razão.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT