Para celebrar o 49.º aniversário da revolução do 25 de Abril, o Terreiro do Paço, em Lisboa, vai acolher um espetáculo especial de comemoração na noite do dia 24. A performance Abril em Flor — pensada especialmente para esta ocasião — é uma das várias iniciativas promovidas pela Câmara Municipal de Lisboa e pela EGEAC.
Vitorino é o grande responsável por este projeto, que conta com direção artística de António Miguel Guimarães. A música, a poesia e o desenho vão cruzar-se em palco — unindo diversos artistas. Mafalda Veiga, Márcia, Luís Trigacheiro, Zeca Medeiros e as Cantadeiras e Cantadores do Redondo vão interpretar canções de resistência à ditadura. Em vídeo, Aldina Duarte, Capicua, Carlão e Tim vão declamar poesia de autores como Manuel Alegre, Sophia de Mello Breyner, Jonas Negalha e Ruy Belo.
Como tem sido habitual, os Paços do Concelho estarão de portas abertas entre as 10 e as 18 horas do dia 25 de abril para todos os que queiram visitar e descobrir o edifício. O Museu do Aljube – Resistência e Liberdade terá entrada gratuita e visitas guiadas.
Já o antigo Tribunal da Boa Hora, na Baixa lisboeta, acolhe a exposição “Sinais da Liberdade – Iconografia da Democracia no Arquivo Ephemera”, que estará patente entre 14 de abril e 28 de maio, a partir do arquivo e biblioteca de José Pacheco Pereira.
A programação vai incluir ainda um Mural 25 de Abril, da autoria do coletivo Estúdio Boa Hora, em Belém; e a criação de “Cartazes de Abril”, por parte do ilustrador Mantraste, no Museu Bordalo Pinheiro. Haverá também um espetáculo de Joana Craveiro na Biblioteca de Marvila; e as atividades do Festival Política, que está de regresso ao Cinema São Jorge. O programa completo inclui ainda oficinas, visitas, conversas, leituras ou percursos.