Música

The Gift, António Zambujo, HMB — e outros concertos gratuitos deste fim de semana

Há espectáculos em diferentes zonas do País, dos Santos Populares de Lisboa às Festas da Cidade de Abrantes.
Vai ser um ótimo fim de semana prolongado.

Com o início dos Santos Populares, a Grande Lisboa ficou repleta de concertos gratuitos que pode ver ao longo do fim de semana. Esta sexta-feira, sábado e domingo (7, 8 e 9 de junho, respetivamente) não são exceções.

Em Campolide vai poder assistir, a 8, ao concerto de Quim Barreiros, um artista que marca sempre presença nos tão famosos arraiais da cidade. O alinhamento dos espetáculos do artista natural de Vila Praia de Âncora inclui algumas das suas canções mais populares, como “A Cabritinha”, “A Garagem da Vizinha”, “Bacalhau à Portuguesa” e “Mestre da Culinária” — que metem sempre todo o público a dançar.

Fora da capital há muitas outras propostas imperdíveis. Uma delas fica em Alfândega de Fé, uma vila na região de Trás-os-Montes. No domingo, 9 de junho, vai poder assistir ao concerto de João Pedro Pais.

O artista apresentou-se aos portugueses há mais de duas décadas. Participou no programa “Chuva de Estrelas”, da SIC, e conquistou o segundo lugar com a interpretação de “Ao Passar um Navio”, tema original dos Delfins. Atualmente, conta com centenas de concertos esgotados e cerca de 450 mil discos vendidos. Entre os seus maiores êxitos encontramos “Mentira”, “Fazes-me Falta” e “Ninguém é de Ninguém”.

Não faltam opções para aproveitar o fim de semana prolongado sem gastar dinheiro. Confira a lista dos concertos gratuitos abaixo.

David Carreira

É um dos artistas portugueses mais influentes da sua geração. Filho do cantor Tony Carreira, conseguiu estabelecer o seu próprio nome no cenário musical nacional e internacional. Iniciou a sua carreira, em 2011, com o álbum “N.1”, que ganhou popularidade e liderou os tops de vendas nacionais. 

O seu mais recente trabalho, chamado “9”, inclui colaborações com artistas como SYRO, Soraia Ramos, Djodje, Chelsea Dinorath, Gustavo Mioto, Carol Biazin, Bluay e Juliette. O disco também nos trouxe “Coração”, uma faixa muito comovente em homenagem a Sara Carreira. David vai atuar a 7 de junho nas Festas de Abrantes.

Tiago Bettencourt

O músico deu-se a conhecer ao público português em 2003, quando o grupo Toranja, ao qual pertencia, apresentou o disco de estreia. Agora a solo, tem sido um dos artistas mais populares do País.

“2019: Rumo ao Eclipse”, o seu projeto mais recente, foi lançado, curiosamente, em 2020. Ali mostrou-nos temas como “Viagem”, “Trégua” e “Fêmea”. Alguns dos seus singles mais recentes vão-se juntar aos êxitos “Morena” e “Se Me Deixasses Ser”, que deverão ser apresentados no concerto gratuito que vai dar a 7 de junho nas Festas Populares do Pinhal Novo.

Quim Barreiros

O cantor, natural de Vila Praia de Âncora, é presença frequente nos arraiais de junho em Lisboa, e claro que 2024 não é exceção. Quim Barreiros vai atuar a 8 de junho nos Santos à Campolide.

O alinhamento dos seus espetáculos vai incluir algumas das suas canções mais populares, como “A Cabritinha”, “A Garagem da Vizinha”, “Bacalhau à Portuguesa” e “Mestre da Culinária”.

Anjos

“Estou Aqui”, “Perdoa”, “Ficarei” ou “Nesta Noite Branca” são apenas algumas das canções dos Anjos que entraram na memória musical coletiva. Milhares de portugueses sabem as letras (ou parte delas) de cor, não fosse a dupla dos irmãos Rosado ter marcado várias gerações.

Em 2024 celebram 25 anos de carreira e este marco não vai apenas ser assinalado com o concerto especial a 28 de dezembro na MEO Arena. Antes disso, vão atuar em vários pontos do País. A 8 de junho, por exemplo, vão subir ao palco da Feira Festa de Quinta do Conde.

Pedro Abrunhosa

Quem também está a celebrar um grande marco da carreira em 2024 é Pedro Abrunhosa, visto que o álbum “Viagens” está prestes a fazer 30 anos desde que foi editado. O disco trouxe-nos êxitos como “Mais Perto do Céu”, “Estrada” ou “Tudo O Que Eu Te Dou”.

Se estas canções — e muitos outros dos sucessos do artista — fazem parte da sua vida, vai gostar de saber que o músico vai dar um concerto gratuito a 8 de junho em Arraiolos.

The Gift

É impossível ouvirmos “Primavera” e “Fácil de Entender”, dos The Gift, sem começarmos a cantar emocionados. Se quer ouvir ao grupo ao vivo e não na rádio, vai gostar de saber que os músicos vão dar um concerto gratuito no Graja Park Fest, em Castelo Branco, a 9 de junho.

O alinhamento deverá incluir temas de “Coral”, o mais recente disco lançado em 2022. O projeto inclui temas como “Um Lamento”, “Adágio”, “O Regresso” e “The Girl Next Door”.

António Zambujo

Zambujo é conhecido por maior parte dos portugueses, quer seja porque o veem como mentor no “The Voice” ou porque adoram as suas canções e colaborações.

Se é fã do artista, pode passar pelo concerto gratuito que vai dar nas Festas de Oeiras a 9 de junho. O alinhamento deve incluir temas de “Cidade” e “Prenda Minha”, álbuns que lançou em 2023 e 2024, respetivamente — o mais recente é um projeto em parceria com Yamandu Costa.

João Pedro Pais

Em Alfândega de Fé, uma vila na região de Trás-os-Montes, haverá outro concerto imperdível, desta vez realizado por João Pedro Pais. O artista atua a 9 de junho. 

O cantor já faz parte da vida dos portugueses, visto que o conhecemos há mais de duas décadas. Isto porque participou no programa “Chuva de Estrelas”, da SIC, e conquistou o segundo lugar com a interpretação de “Ao Passar um Navio”, tema original dos Delfins.

Atualmente, conta com centenas de concertos esgotados e cerca de 450 mil discos vendidos. Entre os seus maiores êxitos encontramos “Mentira”, “Fazes-me Falta” e “Ninguém é de Ninguém”.

HMB

Apesar de ter sido formada em 2007, a banda apenas lançou o seu primeiro disco em 2012. A espera valeu a pena, visto que captou a atenção dos portugueses e das rádios.

Ao longo dos últimos dez anos, os HMB passaram a contar com vários discos de originais. O mais recente chama-se “Neste Deserto Nascem Flores” e tem colaborações com artistas como Tatanka, TuneUp, EU.CLIDES e Joana Silva.

O alinhamento deve também inclui êxitos como “Dia D”, “Não Me Deixes Partir”, “Super Ego” ou “Feeling”. Vão atuar no XIV Encontro das Colectividades, em Lourosa, a 9 de junho.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT