Música

“Todos temos limites”. Baterista dos U2 fica fora dos concertos se houver tour em 2023

Larry Mullen está com problemas de saúde e precisa de uma cirurgia para continuar a tocar.
O baterista ficará de fora dos concertos.

Depois da última digressão em 2019, os fãs dos U2 estão todos ansiosamente à espera que a banda volte à estrada. Caso aconteça, preparem-se para uma desilusão: o baterista Larry Mullen Jr já disse que ficará de fora se o grupo decidir voltar a fazer uma digressão no próximo ano. 

Numa entrevista ao “Washington Post”, Mullen explica que está com problemas de saúde e precisa de se submeter a uma cirurgia para continuar a tocar. As declarações chegam precisamente no momento em que a banda fala de um novo álbum de originais: “Songs of Ascent”. O disco, que sucede a “Songs of Experience”, lançado em 2017, está quase finalizado, mas o grupo confessa que ainda não sabe quando o irão editar.

O vocalista dos U2, Bono Vox, também está a preparar-se para editar um disco no próximo ano com versões “despidas” dos temas que levou ao palco nas apresentações do seu livro autobiográfico “Surrender: 40 Canções, Uma História”.

Embora não se saiba nada concreto sobre o futuro dos U2, o baterista confessa que, depois de 46 anos a tocarem juntos, a dinâmica da banda está diferente. “Só fazes isto se estiveres a divertir-te e nem toda a gente vai continuar porque o preço a pagar é muito alto. Portanto, penso que o desafio é haver uma maior generosidade. Mais abertura ao processo. Sou autónomo e valorizo a minha autonomia. Toda a gente tem os seus limites”, disse Mullen.

Durante a entrevista, Bono confessa que o grupo esteve perto de terminar muitas vezes, principalmente “depois dos álbuns realmente bons, porque custam-nos os relacionamentos pessoais”. “Somos um, mas não somos o mesmo. Esse é o mote da nossa banda.”

O livro de memórias onde o vocalista dos U2 conta a sua história de vida chegou às livrarias portuguesas a 1 de novembro e está a ser bastante elogiado. Tanto fala da icónica banda que lidera como do seu lado ativista, além de escrever sobre a família.

A edição em Portugal é da Objectiva. Tem 600 páginas e está à venda por 25,97€. Inclui ainda 40 desenhos originais que Bono criou para este livro. Ao todo são 40 capítulos — cada um representado por uma canção.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT