Música

“Tourada” celebra 50 anos e Fernando Tordo assinala data com concertos especiais

Foi vencedora do Festival da Canção e ficou em 10.º lugar na Eurovisão. Também criticava, de forma sorrateira, o Estado Novo.
Tem 74 anos.

No início dos anos 70 do século passado, Portugal vivia sob opressão do regime. Em plena ditadura, várias formas de arte viviam o período mais difícil da história nacional, devido à censura constante. Para que os artistas passassem as suas mensagens, tinham de as esconder de forma inteligente nas letras que cantavam. Foi isso mesmo que Fernando Tordo fez com “Tourada”. O tema celebra 50 anos este ano, marco que será assinalado com atuações especiais do próprio músico.

A 26 de fevereiro de 1973, o artista subia ao palco do Teatro Maria Matos, em Lisboa, para apresentar pela primeira vez esta canção. Era um dos candidatos ao X Grande Prémio TV da Canção Portuguesa, evento que é atualmente conhecido como Festival da Canção. Ali, tal como agora, era escolhido o tema que representaria o nosso País na Eurovisão. Fernando Tordo consagrou-se vencedor.

A letra sobre o mundo tauromáquico tinha mais do que um significado. Era uma crítica velada ao regime político da altura, o Estado Novo. Sem críticas diretas e objetivas ao regime, “Tourada” passou pelo lápis azul, não tendo a sua letra censurada ou alterada.

Quando aqueles no poder finalmente perceberam o significado da canção, pensaram em cancelar a apresentação de Portugal na Eurovisão. Só não o fizeram devido ao medo das repercussões negativas que pudessem surgir internacionalmente. A 7 de abril de 1973, Fernando Tordo cantou “Tourada” na 18.ª edição do festival, que decorreu em Luxemburgo. Acabou por conquistar o décimo lugar.

Atualmente, 50 anos depois, permanece como um marco do nosso País. Para celebrar o tema, Fernando Tordo atuará a 26 de fevereiro no Teatro Tivoli BBVA, em Lisboa, e, a 11 de março, na Casa da Música, no Porto. Ambos os concertos começam pelas 21 horas.

Os bilhetes podem ser adquiridos na Ticketline. O espetáculo na capital custam entre 20 a 30€, enquanto que aquele que decorrerá na cidade Invicta tem um custo único de 25€.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT