Música

Há três portugueses que podem ganhar um Grammy na cerimónia deste domingo

Até "Amar pelos Dois", de Luísa e Salvador Sobral, está nomeado, ainda que de forma indireta. A entrega é esta noite.
Beyoncé é a rainha das nomeações.

Maria Mendes na categoria de Melhores Arranjos, Instrumentais e Vocais; o produtor André Allen Anjos na categoria de Melhor Gravação Remisturada; e o DJ e produtor Holly por ter produzido oito temas de um álbum na categoria de Melhor Álbum de Dança/Eletrónica. São os três portugueses que podem conseguir um Grammy este ano.

No evento, que acontece este domingo, 14 de março, em Los Angeles, nos EUA, “Amar pelos Dois”, de Salvador e Luísa Sobral, também está indiretamente nomeado.

A cantora Maria Mendes está nomeada pelo tema “Asas Fechadas”, de Amália Rodrigues, que gravou no álbum “Close to me”, com John Beasley e a Metropole Orkest da Holanda, lançado em outubro de 2019. A cantora portuguesa está radicada há mais de uma década na Holanda.

André Allen Anjos vê nesta a terceira nomeação, desta vez com uma remistura do tema “Do you Ever”, de Phil Good. O português a morar nos EUA, que é um dos fundadores do coletivo RAC (Remix Artist Collective), já venceu um Grammy com um remix do tema “Tearing me Up”, de Bob Moses.

O nome de Holly (Miguel Oliveira) não consta da lista de nomeados aos Grammy, mas o português é responsável pela produção de oito temas de um dos álbuns na competição pelo prémio de Melhor Álbum de Dança/Eletrónica, “Planet’s Mad”, de Baauer.

Há ainda um tema português que integra um dos álbuns nomeados ao Grammy de Melhor Compilação de Banda Sonora para Media Visual. “Amar pelos Dois”, tema composto por Luísa Sobral e cantado pelo irmão, Salvador Sobral, faz parte da banda sonora do filme “Festival Eurovisão da Canção: A História dos Fire Saga”.

Para a 63.ª edição dos Grammy, a cantora americana Beyoncé é a que soma mais nomeações, em nove categorias, nomeadamente as de Gravação do Ano e de Melhor Performance R&B, com a música “Black Parade”. A NiT já lhe revelou toda a lista de nomeados nas principais categorias.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT