Música

Tudo o que precisa saber sobre a quinta edição do Porto Drum Show

Ao longo de dois dias, a Alfândega do Porto recebe bateristas que já tocaram para Adele, Snow Patrol e até Sting.
O baterista Virgil Donati marcou a edição passada.

A Alfândega do Porto acolhe nos próximos dias 25 e 27 de outubro, sexta-feira a domingo, a sexta edição do Porto Drum Show, um evento que tem como missão educar através da música. Nos últimos anos, a iniciativa tem vindo a ganhar maior dimensão, com um crescimento de mais de 40 por cento em todas as edições, transformando-se no segundo maior evento da Europa neste contexto.

Ao todo, serão várias as gerações de estrelas e sonoridades musicais internacionais a conviverem ao longo de dois dias num dos mais emblemáticos edifícios da paisagem granítica portuense, recentemente reconhecida como Pedra Património Mundial da UNESCO. 

O cartaz inclui mais do que uma mão cheia de ilustres da bateria, e não só, como Keith Carlock, Chris Coleman, Ash Soan, Thomas Lang, Craig Blundell, Camille Bigeault e Morritz Müller. Falamos de artistas que já tocaram para Adele, Sting, Beck, Snow Patrol, Kelly Clarkson e Alice Cooper. 

No programa constam dois concertos imperdíveis: o do saxofonista norte-americano Bill Evans e o do baixista prodígio espanhol, Vicen García. A batida também dá destaque ao premiado português Mário Costa (que ganhou o melhor álbum de jazz dos Play) e o luso-brasileiro, Alexandre Frazão.

O Porto Drum Show inclui dinâmicas como concertos ao vivo, workshops e exposições. O espaço serve ainda para o desenvolvimento e apoio à divulgação de marca, com mais de 30 empresas nacionais e internacionais ligadas ao setor da música.

“Fizemos renascer o contacto do público com as empresas nacionais e internacionais, permitindo o contacto com criadores, construtores de instrumentos, ver de perto todas as novidades desta indústria e conseguimos isso tudo graças ao apoio de muita gente, mas principalmente pelo facto de termos conseguido fazer deste evento algo muito divertido, com momentos de entretenimento incríveis. As pessoas que já o visitaram, adoram”, afirmou Hugo Danin, um dos mais conceituados bateristas do País e organizador do evento, à NiP, aquando o lançamento das datas do festival, no final do verão.

Entre as atividades paralelas do evento, o destaque vai para o JOCAVI Stage, onde passarão nomes como Tatanka (The Black Mamba), Daniel Cardoso, Mariana Gomes, Iuri Oliveira, Alex Antunes e o projeto Mr. Beans Collective. Na Education Zone decorrerão várias masterclasses e workshops, dinamizadas por nomes conhecidos da praça. 

Já no Showroom estarão os mais recentes modelos de baterias e outros instrumentos musicais de cerca de 50 empresas e marcas. Haverá ainda um Espaço de Lazer e ainda um Food Corner.

A entrada custa 20€ e pode comprá-la online e, se não quiser perder nenhum momento, saiba que a estação de metro de São Bento fica próxima da Alfândega. 

Conheça abaixo a programação completa do Porto Drum Show.

Sexta-feira

22h30 — Concerto de Vincen García.

Sábado

12 horas — Apresentação de Camille Bigeault, notável baterista da nova geração, francesa e mundial.

14h30 — Apresentação de Mário Costa, autor do melhor disco de jazz nos Play – Prémios de Música Portuguesa 2024.

16 horas — Apresentação de Chris Coleman, norte-americano que já colaborou com Beck, Chaka Khan, Rachelle Ferrel, entre outros.

19 horas — Apresentação de Keith Carlock, americano que tocou ao lado de Sting, Steely Dan, John Mayer, Toto e muitos outros.

22h30 — Concerto de Bill Evans, norte-americano que tocou com nomes como Miles Davies, Herbie Hancock, John McLaughlin, Willie Nelson, Mick Jagger, The Allman Brothers Band e muitos outros.

Domingo

12 horas — Apresentação de Craig Blundell, baterista britânico, conhecido por tocar com Steve Hackett e Steve Wilson.

12h45 — Apresentação do baterista alemão Morritz Müller, que já colaborou com Steve Lukather, Alice Cooper e Rick Springfield.

14h30 — Apresentação de Alexandre Frazão, uma das maiores referências do “made in Portugal”. Já tocou com Mário Laginha, Ala dos Namorados, Resistência ou TGB.

16 horas — Apresentação do britânico Ash Soan, que já tocou com Adele, Snow Patrol e Tori Amos. 

19 horas — Apresentação do baterista austríaco, Thomas Lang. Tocou com a Vienna Arte Orchestra, Kelly Clarkson, Falco e outros.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT