Os UHF formaram-se no já distante ano de 1978 na Costa da Caparica, em Almada. A banda foi uma das principais responsáveis pelo boom do rock que ocorreu em Portugal naquela época.
Após diversos álbuns e inúmeras atuações ao vivo, de norte a sul do País, agora vão dar um espectáculo de comemoração dos 45 anos de carreira. O concerto está marcado para o próximo sábado, 18 de novembro, sábado.
O grupo subirá ao palco do Salão de Festas da Incrível Almadense, por volta das 21 horas, numa iniciativa integrada nas comemorações dos 50 anos de elevação de Almada à cidade. A primeira parte do espetáculo fica a cargo da banda Pedro e os Lobos.
A entrada é livre, mas está sujeita à lotação da sala, sendo necessário levantar antecipadamente os bilhetes no Fórum Municipal Romeu Correia.
O mais recente álbum da banda, “Novas Canções de Bem Dizer”, com um total de 11 temas, foi lançado a 27 de outubro de 2023 — e é expectável que faça parte do alinhamento do espectáculo. O concerto irá percorrer a história da banda almadense, formada atualmente por António Manuel Ribeiro, António Côrte-Real, Ivan Cristiano e Nuno Correia.
Os UHF gravaram o primeiro disco em 1979, o EP “Jorge Morreu”, com temas como “Brincar no Fogo”, “Menina Estás à Janela” e “Foge Comigo Maria”. Ao longo dos anos, viram entrar e sair muitos músicos, mantendo-se apenas um dos fundadores, o vocalista António Manuel Ribeiro.