Música

Um dos maiores festivais do Brasil regressa a Cascais — e já há uma confirmação

Liniker já tinha atuado em Portugal com o grupo que a catapultou para a fama. Em 2025, vai regressar, desta vez a solo.
Está de volta.

Depois de dez anos de sucesso no Brasil, o Coala Festival estreou-se este ano em Cascais com nomes como Jorge Ben Jor, Gilberto Gil e Rubel. A primeira edição reuniu mais de 20 mil pessoas e esgotou os dois dias de programação. O sucesso foi tal que o festival já confirmou o regresso ao Hipódromo Manuel Possolo, entre 31 de maio e 1 de junho de 2025.

Esta terça-feira, 3 de dezembro, foi anunciada a primeira artista confirmada para a edição de 2025: Liniker, que sobe ao palco no primeiro dia. A carreira da cantora começou em 2015, ao lado dos Caramelows, com o lançamento do EP Cru. Seguiu-se o álbum Remonta no ano seguinte, que conquistou sucesso fora do Brasil e levou a banda a várias digressões internacionais, incluindo passagens por Portugal.

Em 2019, o grupo lançou o segundo álbum, Goela, que acabou por ser o último trabalho conjunto. Liniker decidiu então apostar numa carreira a solo e, em 2021, apresentou Indigo Borboleta Anil. O disco inclui colaborações com artistas como Milton Nascimento, Tássia Reis, Tulipa Ruiz e a Orquestra Jazz Sinfônica, entre outros.

O álbum foi reconhecido internacionalmente com três nomeações aos Grammy Latino de 2022. Liniker fez história ao vencer na categoria de Melhor Álbum de Música Popular Brasileira, tornando-se na primeira artista transgénero a conquistar um Grammy Latino.

“Liniker é uma cantora, compositora e atriz mulher trans, o que faz com que todo este seu sucesso junto do público e media, não apenas brasileiro como mundial, dê mais visibilidade à defesa dos direitos de todos, independentemente do género com que se identificam. Aliás, um ato muito importante foi o fato de Liniker ter ficado com a cadeira 51 da Academia Brasileira da Cultura, ocupada por Elza Soares até à sua morte em 2022. Liniker foi a primeira artista trans a ter esta mesma honra”, refere a organização do festival.

Os passes já estão disponíveis nos locais habituais e através da bilheteira online. Os preços vão dos 90€ para o passe de dois dias normal e 180€ para o passe VIP.

 

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT