As Festas de Coimbra regressam entre 3 e 19 de julho com o maior cartaz de sempre. A programação espalha-se por vários espaços da cidade e inclui concertos gratuitos de nomes como Mickael Carreira, Rui Veloso, Herman José, Némanus, Expensive Soul, Karetus, Buba Espinho e Quinta do Bill.
Os espetáculos vão decorrer em diferentes locais emblemáticos de Coimbra, entre eles a Praça da Canção, o Jardim da Sereia, a Praça do Comércio e o Convento São Francisco.
A programação arranca a 3 de julho, sexta-feira, no Jardim da Sereia. O cantor alentejano Buba Espinho sobe ao palco acompanhado pelos Antigos Orfeonistas da Universidade de Coimbra. Na mesma noite, atua ainda o DJ e produtor Kura, um dos nomes portugueses mais conhecidos da música eletrónica internacional, na Praça do Comércio.
Os irmãos Némanus atuam também no início das festividades, na Praça da Canção. A dupla algarvia tornou-se um fenómeno das festas populares graças a temas como “Dançando Kizomba” e “Aiué do Roça Roça”, acumulando milhões de visualizações nas plataformas digitais.
No dia seguinte, 4 de julho, será a vez de Rui Veloso com um dos dias mais fortes do evento, no Jardim da Sereia. O músico vai revisitar alguns dos maiores clássicos da sua carreira, como “Chico Fininho”, “Porto Sentido” e “Não Há Estrelas no Céu”. Com mais de quatro décadas de percurso, continua a ser um dos artistas mais populares do País.
Já a 10 de julho, Mickael Carreira sobe ao palco para apresentar alguns dos seus maiores êxitos, na Praça da Canção. O artista é um dos nomes mais populares da música portuguesa contemporânea e costuma atrair milhares de espectadores aos seus concertos de verão.
Outro dos destaques do programa é Herman José, que também sobe a palco a 10 de julho, no Jardim da Sereia. O humorista, apresentador e cantor vai apresentar um espetáculo que recupera alguns dos momentos mais marcantes da sua carreira de mais de quatro décadas na televisão portuguesa.
No dia seguinte, 11 de julho, será a vez dos Expensive Soul, na Praça da Canção. A dupla formada por New Max e Demo mistura soul, hip hop, reggae e funk há mais de duas décadas e continua a encher salas e festivais com temas como “O Amor É Mágico” e “13 Mulheres”.
A reta final das festas inclui ainda um concerto da Quinta do Bill, a 17 de julho, na Praça da Canção. A banda de Tomar é responsável por alguns dos temas mais conhecidos da música portuguesa, incluindo “Se Te Amo” e “Menino”.
O encerramento acontece a 18 de julho com os Karetus. O duo de música eletrónica promete transformar a Praça da Canção numa pista de dança ao ar livre com um espetáculo marcado pelos efeitos visuais que os tornaram presença habitual em festivais como o Boom Festival e o MEO Sudoeste.
Além dos concertos, as Festas de Coimbra incluem animação de rua, atividades culturais, gastronomia, artesanato e várias iniciativas espalhadas pelo centro histórico.








