Música

Vem aí uma sessão especial do Brunch Electronik dedicada à comunidade LGBTQIA+

DJ Honey Dijon e I.Jordan são alguns dos nomes em destaque. A festa está marcada para 3 de setembro, na Tapada da Ajuda, em Lisboa.
Ainda há várias festas para aproveitar.

Apesar de todas as campanhas para acabar com o ódio e o preconceito, os jovens LGBTQIA+ continuam a ser as vítimas preferenciais de bullying. Estima-se que, em média, uma pessoa trans tenha uma esperança média de vida de 35 anos devido à alta taxa de crimes de ódio e de suicídio. Estes são os dados revelados num estudo da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, realizado em 2022.

Neste cinzento, o Brunch Electronik é uma espécie de oásis de igualdade, onde os artistas e o público de todas as etnias, religiões, géneros e identidades sexuais podem conviver livremente numa única comunidade. Assim, no próximo domingo, 3 de setembro, DJ Honey Dijon, a americana assumidamente transexual, é a cabeça de cartaz de um evento totalmente dedicado à comunidade LGBTQIA+.

Quem conhece este mundo da música eletrónica, sabe bem quão importante tem sido o contributo de Honey Dijon no trabalho de duas artistas mundialmente famosas: Madonna e Beyoncé. Para a primeira, a DJ teve uma contribuição especial na produção do álbum de remixes “Finally Enough Love”. A cantora acabou por apelidá-la com a sua “DJ favorita do mundo”. No caso de Beyoncé, Honey Dijon participou na escrita e produção de “Renaissence”, tendo até sido nomeada para um Grammy como colaboradora do álbum do ano.

Segue-se no cartaz do Brunch Electronik, I. Jorda. Este DJ de Inglaterra identifica-se como género fluido e queer e tem lutado pela inclusão através do seu trabalho. O músico, aliás, só aceita passar música em eventos e locais inclusivos e alinhados com estes valores.

“A música eletrónica nasceu como um campo de inclusão, onde cada um pode expressar a sua personalidade de forma livre. É indescritível o contributo da comunidade LGBTQIA+ ao longo do tempo para o crescimento da música eletrónica em todo o mundo. As ameaças a esta comunidade têm vindo a crescer e é por isso que todo o awereness não é ainda suficiente”, adianta Inês Costa Monteiro, responsável pela comunicação do festival.

Ainda com as energias do Boom Festival, Luísa e Gusta-vo são outros dois nomes que vão atuar nesta festa do Brunch Electronik. Depois das performances no evento de Idanha-a-Nova, os DJ nacionais vão aquecer ainda mais a tarde de toda a gente na Tapada da Ajuda, em Lisboa.

A festa começa pelas 14 horas e os bilhetes já se encontram à venda, com preços a partir dos 30€.

Áudio deste artigo

Este artigo foi escrito em parceria com o Brunch Electronik.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT