Por esta altura já ninguém aguenta ouvir mais uma vez “All I Want for Christmas”, de Mariah Carey. A música passa em todos os centros comerciais, rádios e até há colegas de trabalho que gostam de a ouvir em loop, todos os dias. Porém, antes deste mega sucesso, Portugal também criava verdadeiros hinos natalícios. Se está enjoado dos clássicos internacionais, nos próximos dias não faltarão concertos gratuitos com músicas portuguesas.
Como já é tradição, em dezembro a Orquestra Filarmónica Portuguesa traz os seus clássicos concertos de Natal. O primeiro vai acontecer já este sábado, dia 9 na Igreja dos Santos Reis Magos, no Campo Grande. O espetáculo está marcado para as 17 horas e a entrada é livre, sujeita à disponibilidade de lugares (não há reservas prévias).
No entanto, a agenda de Natal não fica por aqui. Ao longo do mês de dezembro, há mais cantores e grupos para ouvir a entoar cânticos natalícios. Andrea Imaginário vai atuar na Igreja da Luz, a 16 de dezembro, pelas 21h30. Se preferir Jazz, o centro Ismaili irá receber um concerto de Sofia Hoffmann, às 17 horas.
Para o dia seguinte está agendado o Concerto de Natal do Lumiar, pelas 15 horas na Igreja do Colégio São João de Brito. Depois, às 16 horas, o Silvestre Fonseca e Amigos chegam à Igreja de São Bartolomeu do Beato. Os espetáculos são sempre gratuitos.