Na indústria cinematográfica, os formatos físicos, como o DVD e o Blu-Ray, são cada vez mais raros. Este fenómeno também se verifica na música, contudo, milhões de pessoas ainda guardam em casa vastas coleções de CDs.
Poucos sabem, no entanto, que alguns destes discos podem valer fortunas. Um novo estudo da revista “My London”, publicado a 5 de novembro, revelou que determinados CDs podem ser vendidos por mais de mil euros.
Entre os trabalhos mais cobiçados destacam-se álbuns lançados apenas em alguns mercados. “The Future of Rock ‘n’ Roll”, de Bruce Springsteen, e “My Name Was Prince”, de Prince, foram comercializados exclusivamente no Japão e, atualmente, cada exemplar pode valer mais de mil euros no eBay.
Os fãs dos Coldplay também podem ter sorte, especialmente se tiverem na estante o EP “Safety”, lançado em maio de 1988. Foram produzidas 500 cópias, mas apenas 150 foram vendidas na época. Devido à sua raridade, cada exemplar pode atingir os 2.400 euros na mesma plataforma de venda online.
Um disco com uma história inusitada envolve Paris Hilton, conhecida como “a influencer original”. No início dos anos 2000, a norte-americana ensaiou uma carreira musical, a par com a participação em reality shows na televisão. O seu primeiro álbum, “Paris”, foi lançado em 2006 — e existem 500 cópias que podem chegar a valer 10 mil euros.
A razão para este valor exorbitante reside num facto singular: na altura do lançamento, o artista Banksy retirou o livro que acompanhava estes CDs e substituiu-o por algumas das suas obras. Além disso, removeu os discos originais e, no seu lugar, colocou remixes de “Danger Mouse”, uma série de animação.