Tudo começou com festas de música eletrónica, nos Países Baixos, que aos poucos se transformaram em eventos de grande escala. Quando foi lançado, em 2012, o Verknipt (que pode traduzir-se para “cortado”) tornou-se uma referência entre os fãs de música eletrónica, mais precisamente do subgénero hard techno — conhecido pelos seus ritmos acelerados, batidas pesadas e agressividade.
O festival começou a internacionalizar-se em 2023 e chega finalmente a Lisboa. A primeira edição realiza-se a 24 de abril, no Pavilhão Carlos Lopes, situado no Parque Eduardo VII, em Lisboa.
O cabeça de cartaz é 6EJOU. A ele juntam-se outros nomes ligados ao techno mais pesado, entre os quais Alignment, CLTX, DIØN, OGUZ e Raxeller. O cartaz conta com nomes nacionais como Stëh, Madson Carpenter e Ornella.
Além das atuações destaca-se “a iluminação, lasers e ecrãs LED com efeitos visuais característicos” desta rave, garante a organização. Os promotores holandeses estão a desenvolver a festa em parceria com os responsáveis do célebre festival Sound Waves, marcado para 27 de julho.
“Era inevitável trazermos o Verknipt para Portugal, dado o enorme crescimento da cultura techno no país e a sua rica tradição na música eletrónica”, diz o fundador do evento, Mer Hajbarati, em comunicado. “Escolher a véspera do feriado nacional de Portugal como data da nossa edição inaugural não poderia parecer mais apropriado.”
O festival arranca às 20 horas e prolonga-se até às seis da manhã. Os bilhetes custam 46€ e estão à venda online.