Jorge Palma estreou-se no panorama musical português há mais de 50 anos. Curiosamente com “The Nine Billion Names of God”, um tema cantado em inglês. É um dos nomes mais sonantes da indústria em Portugal, mas já há 12 anos que não lança um álbum com novos temas — o último foi “Com Todo o Respeito”, em 2011. O hiato terminará em breve — “VIDA”, o seu novo disco, será lançado a 28 de abril.
Em comunicado, o artista de 72 anos explica o porquê da demora. “O estúdio é como um laboratório, um lugar onde temos de aperfeiçoar a afinação, a dicção, tudo. No estúdio, ou se está lá ou não está. Se não estiver, repete-se, repete-se e repete-se outra vez. São coisas que se completam, tal como o ato solitário de escrever uma canção, oposto ao ato de a partilhar com público em palco. São funções que se completam e tudo isso faz aquilo que é a minha vida profissional.” E acrescenta: “Um álbum é uma coisa muito especial, é um marco que representa sempre um período da minha vida”.
Quanto ao título do disco, revela que “Vida” é uma música que já tinha começado a escrever, mas que não chegou a concluir. “Terminei-a e percebi que fazia todo o sentido dar o seu nome a este disco. E ficou ‘VIDA’, porque não? Porque sim!”, explica.
O novo álbum de Jorge Palma vai ter uma edição especial com uma caixa que incluirá fotografias do processo e dos ensaios para os inúmeros concertos que tem dado nos últimos anos. Aproveite para ler a entrevista da NiT ao artista quando este celebrou 50 anos de carreira.