Música

Village Underground Lisboa vai abrir uma Academia de Música Urbana

A Skoola vai funcionar nos contentores, autocarros e sala de eventos do espaço, em Alcântara, a partir de 19 de abril.
O espaço fica em Alcântara.

O Village Underground Lisboa vai abrir a 19 de abril uma Academia de Música Urbana. O projeto Skoola vai funcionar durante todo o ano nos contentores, autocarros e sala de eventos do espaço de Alcântara. 

A academia vai estar aberta todos os dias da semana entre as 17 e as 20 horas. Há uma série de formadores envolvidos, como os músicos Batida e Karlon, o jornalista Rui Miguel Abreu (que será consultor musical) e haverá ainda “facilitadores graduados pela Guildhall School of Music & Drama e da Escola Superior de Educação”, assegura o Village Underground.

“A Skoola é uma academia onde não há um professor, há muita gente com quem aprender, onde o desenho curricular alia o fazer música ancestral às novas possibilidades criativas trazidas pelo desenvolvimento tecnológico, e onde as aprendizagens decorrem dos objetivos de cada participante. É um modelo totalmente diferenciado de educação não-formal em que o foco é o jovem participante  enquanto construtor do seu próprio conhecimento”, pode ler-se na descrição do projeto.

Esta academia nasce a partir do projeto Acorde Maior, que é um ensemble performativo de 30 jovens residentes na Área Metropolitana de Lisboa. Houve várias edições destas sessões de exploração criativa, com a ajuda de músicos mentores, e o sucesso foi tão grande que o projeto torna-se agora permanente.

“O Instituto Politécnico de Lisboa é o parceiro responsável pela definição do modelo de ensino-aprendizagem a implementar na Academia, bem como pelo acompanhamento e monitorização da sua implementação, a formação dos professores e a divulgação científica, nacional e internacional, dos resultados do projeto.  A aprendizagem organiza-se em torno de 3 grandes eixos, interligados pela prática musical e sustentados no desenvolvimento do pensamento teórico: produção e DJing; criação e composição; performance”, diz ainda o Village Underground em comunicado.

A Skoola pretende ser uma academia aberta a todos e vai dar bolsas aos alunos que não possam pagar ciclos ou bootcamps em que queiram participar. Os interessados têm de ter entre dez e 18 anos, serem residentes da zona de Lisboa e devem enviar um email para ola@nullskoola.pt com o respetivo nome, idade e informações que considerem pertinentes relacionadas com o seu gosto pela música.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT