O cantor e ativista político, Peter Yarrow, do trio folk norte-americano “Peter, Paul and Mary”, morreu esta terça-feira, 7 de janeiro na sua casa em Nova Iorque, avançou o agente Ken Sunshine. Yarrow tinha 86 anos e lutava contra um cancro na bexiga há quatro.
“O nosso dragão destemido está cansado e entrou no último capítulo da sua magnífica vida. O mundo conhece Peter Yarrow como o icónico ativista folk, mas o homem por trás da lenda é tão generoso, criativo, apaixonado, brincalhão e sábio quanto as suas letras sugerem”, declarou a filha.
Em 1962, Peter Yarrow e os seus colegas de banda, Noel Paul Stookey e Mary Travers, lançaram o álbum intitulado “Peter, Paul and Mary”. Este trabalho de estreia, que incorporava temas do músico Pete Seeger, fez um sucesso estrondoso. No ano seguinte, o trio apresentou o seu segundo disco, “Moving”, que incluía a canção mais famosa de Yarrow, “Puff, The Magic Dragon”.
Durante a década de 1960, a banda teve uma produção intensa, lançando álbuns quase todos os anos. Entre os seus feitos, destacam-se seis singles no Top 10 da Billboard, dois álbuns que alcançaram o primeiro lugar e cinco prémios Grammy. Em 1963, o grupo interpretou a música “Blowin’ in the Wind” na marcha onde Martin Luther King Jr. proferiu o famoso discurso “I Have A Dream”. O trio folk separou-se no início dos anos 1970.