Música

“We Will Rock You”: o musical inspirado nos Queen vai chegar a Portugal

A história acontece num futuro distópico onde não existem instrumentos musicais e o rock é completamente desconhecido.
É a estreia em Portugal.

De “Bohemian Rhapsody” a “I Want to Break Free”, poucos são os artistas que têm uma discografia tão icónica quanto a dos Queen. Se está sempre a cantarolar os temas eternizados pela voz de Freddie Mercury, temos boas notícias: o musical “We Will Rock You”, inspirado na banda britânica e escrito originalmente pelo inglês Ben Elton, vai passar por Portugal pela primeira vez.

O espetáculo, a cargo do produtor Armando Calado, vai acontecer no dia 21 de setembro no Campo Pequeno, em Lisboa. O musical retrata a história de um planeta paralelo onde todos os habitantes foram ensinados e formatados a terem a mesma forma de ser e de estar perante a vida, onde temas como cantar e tocar eram rigorosamente proibidos.

Neste futuro globalizado sem instrumentos musicais surge um grupo de rebeldes — os Bohemians — que lutam para encontrar toda a música perdida, mas vão passar por difíceis obstáculos e inimigos.. Uma delas é a malvada Killer Queen, líder da corporação Globalsoft, que controla a iPlanet (nome da terra no futuro).

A história passa-se a 300 anos no futuro e aqui as chamadas Crianças Gagas vivem todas em completa conformidade: assistem aos mesmos filmes, vestem as mesmas roupas, partilham as mesmas opiniões e ouvem as mesmas músicas computarizadas. Neste mundo distópico, o rock, assim como os instrumentos musicais, são completamente desconhecidos — mas há uma profecia que atormenta a Killer Queen. Diz-se que há uma estrela brilhante capaz de mostrar o caminho até ao rock.

Galileo, um outsider no meio dos jovens que foram moldados pela empresa Globalsoft, tem alucinações onde ouve vozes esquisitas. Quando conhecer Scaramouche, uma jovem solitária e também ela diferente dos restantes, fogem e juntam-se aos Bohemians, o grupo que olha para o rock como um meio para a revolução. Acreditam na chamada Era de Ouro, uma época em que os jovens tinham as suas próprias bandas e escreviam as suas próprias músicas. O objetivo é desvendar esta lenda e trazer o rock de volta.

O espetáculo traz temas icónicos, como “I Want to Break Free”, “Somebody to Love”, Don’t Stop Me Now” e “We Are The Champions”. É produzido por Armando Calado Produções, com encenação de João Guimarães e Direção Musical de Paulo Pires.

Na adaptação portuguesa estão confirmados cerca de 50 artistas portugueses, como Madalena Alberto, Filipa Saavedra, Mário Redondo, Adam Filipe, João Reis, Miguel Gameiro e Márcio Gonçalves. Com uma equipa 100 por cento portuguesa, o espetáculo conta com a duração de 150 minutos e os bilhetes estão à venda online entre 15€ e 80€,

Desde que estreou no Dominion Theatre de Londres, em 2002, o “We Will Rock You” foi visto por seis milhões de pessoas e tornou-se um dos musicais de maior sucesso na história do West End e que mais tempo esteve no Dominion, por uma margem de nove anos. O mítico espetáculo regressou à capital inglesa no ano passado, mas encontrou popularidade em todo o mundo, sendo encenado para um público global de 20 milhões de pessoas em 28 países.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT