Música

Win Butler, fundador dos Arcade Fire, é acusado de assédio sexual

Quatro mulheres partilharam as suas histórias ao site “Pitchfork”.
A banda lançou recentemente o sexto álbum.

O vocalista e fundador dos Arcade Fire, Win Butler, está a ser acusado de comportamento sexual impróprio por quatro mulheres. O músico do grupo canadiano confirmou que se envolveu com as vítimas, mas assegura que existiu consentimento por parte das alegadas vítimas.

Em causa, está um artigo publicado pela “Pitchfork”, que se propôs a ouvir relatos sobre as interações sexuais durante meses. No período entre 2016 e 2020, quando Butler tinha 36 e 39 anos, envolveu-se com três mulheres que, na altura, tinham entre 18 e 23 anos. Num quarto caso, que tinha 21 anos na altura, a pessoa protegida pelo anonimato diz ter sido agredida sexualmente por Butler no ano de 2015.

Além dos testemunhos pessoais, o site norte-americano também analisou várias mensagens trocadas entre o artista e as vítimas. No entanto, não foram revelados pormenores sobre o que se pode ler neste material.

A primeira reação às acusações foi uma resposta por parte de Risa Heller, especialista em relações públicas. De acordo com a profissional, as interações sexuais aconteceram com as quatro mulheres, mas aponta que nenhuma foi iniciada por ele e que foram todas consensuais.

Numa outra declaração à mesma publicação, Butler fala mais abertamente sobre a situação e associa a sua conduta a um período marcado por álcool e por depressão: “Lamento ter magoado quem quer que seja com o meu comportamento. Trabalho todos os dias para ser alguém de quem meu filho se possa orgulha”, diz. “Estraguei tudo e, embora não sirva de desculpa, continuarei a olhar para frente para remediar o que pode ser remediado.”

Os Arcade Fire iniciam a digressão europeia na próxima terça-feira, 30 de agosto, e passam por Portugal para apresentar o álbum “We”. Os concertos estão agendados para 22 e 23 de setembro, no Campo Pequeno, em Lisboa, e já se encontram esgotados.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT