Música

Womex: Depois do Porto, festival internacional de músicas do mundo estreia em Lisboa

De 19 a 23 de outubro, haverá 60 espetáculos para ver, protagonizados por cerca de 300 músicos.
Claudio Schwarz no Unsplash.

Concertos, palestras, um ciclo de cinema e uma cerimónia de entrega de prémios. Há de tudo na 28.ª edição do Womex, festival internacional de músicas do mundo que chega a Lisboa a 19 de outubro, onde permanece até dia 23. Em 2021, teve lugar no Porto.

“Pela primeira vez conseguimos duas cidades no mesmo país consecutivo o que é ótimo porque deixa uma marca no festival”, disse à “Time Out” António Miguel Guimarães, diretor-geral da Amg Music, organizadora do evento em Portugal. Bélgica, Reino Unido, Suécia e Hungria já receberam esta grande festa.

Durante os cinco dias em que decorre a iniciativa, haverá 60 espetáculos para ver, proporcionados por cerca de 300 músicos de vários pontos do globo — que representam mais de 50 nacionalidades. As atuações vão dividir-se por oito espaços culturais da capital. São eles o Teatro Tivoli BBVA; a Cinemateca Portuguesa; o Cinema São Jorge; o Cineteatro Capitólio; o Coliseu dos Recreios; o LAV – Lisboa ao Vivo; o Parque Mayer e a Altice Arena.

Apesar de ser pensado para os profissionais do meio, o projeto que quer “celebrar a diversidade cultural e musical” vai disponibilizar bilhetes de muitas atividades para o público geral. Estes devem estar à venda no início de setembro, adiantou à mesma publicação o diretor Alexander Walter.

O festival de filmes inserido no evento prevê 16 projeções sobre o universo da música internacional. Estas fazem parte do grupo de ações que vão estar abertas à população e incluem três estreias, além de uma homenagem especial. Poderá comprar as entradas na Cinemateca.

Já a Conferência Womex, na Altice Arena, reune 80 convidados, que se distribuem por mais de 20 palestras. Esteja atento, porque a programação completa ficará disponível em breve.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT