António Variações é o protagonista de um filme de sucesso, tem a sua própria biografia ilustrada e um conjunto de hits musicais que perduram no tempo. Todos estes fatores contribuem para tornar cada vez mais o cantor num dos nomes mais incontornáveis da cultura popular portuguesa, cujo legado continua a ser valorizado e a inspirar novos projetos. A Junta de Freguesia de Fiscal, em Amares, Braga — terra natal do artista — quer continuar a reforçar o seu impacto.
Uma das formas que a autarquia encontrou para manter viva a memória do ícone passa pela reabilitação da antiga escola primária do famoso músico e barbeiro, que já não se encontra em funcionamento. No espaço de ensino, vai ser criado um centro interpretativo para que as pessoas possam entrar numa experiência imersiva pela vida do cantor.
A iniciativa está a projetar a edificação de dois espaços distintos dedicados à vida de Variações. Um deles, que surge num contexto cenográfico, é uma barbearia, em referência ao início da sua vida profissional. O centro conta ainda com um palco, onde o cantor de “Canção de Engate” passou uma grande parte da sua vida, para se sentirem na pele do ícone musical.
Paralelamente, vai ser desenvolvido um espaço expositivo com várias peças de roupa e adereços que marcaram não só a carreira, mas a identidade visual tão vincada do artista português. As peças mais icónicas, e que associamos logo à figura de Variações, vão estar todas presentes.
De forma a obter o financiamento necessário para proceder à obra, a autarquia já submeteu a candidatura para o Programa de Desenvolvimento Regional 2020, diz o jornal “O Amarense”.