Cinema

“Não Olhem Para Cima”: DiCaprio odiou a cena em que Meryl Streep aparece nua

O incidente aconteceu durante as gravações do filme que já está nos cinemas e na Netflix.
O filme está nos cinemas.

Depois de Jennifer Lawrence ter dito que passou um “inferno” num dos dias de gravações com Leonardo DiCaprio, agora há uma nova história dos bastidores de “Não Olhem Para Cima”. Segundo o realizador e argumentista Adam McKay, DiCaprio não gostou da ideia de Meryl Streep aparecer nua numa das cenas do filme.

“O Leo olha para a Meryl como fazendo parte da realeza do cinema… como uma figura tão especial. Ele não gostou de a ver com aquela tatuagem no fundo das costas, a andar nua durante um segundo. Disse-me algo como: ‘Precisamos mesmo de mostrar isto?’ E eu respondi: ‘É a presidente Orlean, não é a Meryl Streep’”, contou Adam McKay ao jornal “The Guardian”.

Na história, Meryl Streep interpreta a presidente norte-americana, que desvaloriza as preocupações dos protagonistas — dois astrónomos que previram que um cometa pode chocar com a Terra, o que poderá ter efeitos catastróficos. Mas ninguém lhes dá importância nem leva os seus avisos a sério. Leonardo DiCaprio e Jennifer Lawrence interpretam as duas personagens.

Segundo Adam McKay, foi usada uma dupla para fazer a cena de nudez de Meryl Streep. E, mesmo que não se soubesse que não era o seu corpo, a atriz veterana de 72 anos não se preocupou de todo com o assunto. “Nem sequer pestanejou. Não falou sequer sobre isso”, disse o cineasta na mesma entrevista.

Talvez Leonardo DiCaprio não tenha gostado da ideia por ver Meryl Streep como uma figura maternal. Afinal, ela interpretou a mãe da sua personagem no filme de 1996 “Duas Irmãs”, quando DiCaprio tinha 22 anos.

Depois de “A Queda de Wall Street” e “Vice”, Adam McKay refletiu com o “The Guardian” sobre “Não Olhem para Cima” e descreveu os projetos como uma trilogia de “freakout”. Depois da crise económica de 2008 e da figura do vice-presidente americano Dick Cheney (que permitiu explorar alguns dos principais acontecimentos da cultura e sociedade americanas das últimas décadas), desta vez o tema é a emergência climática.

“Não Olhem para Cima” é uma produção original da Netflix e um sério candidato aos próximos Óscares (e outros prémios de cinema). Chegou à plataforma de streaming na véspera de Natal, 24 de dezembro, mas já está nos cinemas desde o dia 8.

A mensagem central da história é que, se as pessoas e os estados não fizerem mais, o planeta pode não aguentar. Só que vem embrulhada numa comédia negra satírica centrada numa estudante de astronomia e no seu ansioso professor.

Obviamente, o cometa que se aproxima da Terra representa uma grande alegoria sobre a crise das alterações climáticas — um tema importante para DiCaprio, que tem sido um forte ativista na área do ambiente ao longo dos anos.

O elenco de luxo inclui ainda nomes como Jonah Hill, Timothée Chalamet, Cate Blanchett, Ron Perlman, Ariana Grande, Chris Evans, Mark Rylance, Tyler Perry, Michael Chiklis, Rob Morgan e Himesh Patel, entre outros.

Esta será provavelmente a primeira verdadeira comédia de Leonardo DiCaprio. O ator tornou-se conhecido pelos seus papéis mais sérios e dramáticos — de “The Departed” a “Titanic”, passando por “Romeu e Julieta”, “Shutter Island” ou “The Revenant”, entre tantos outros.

Também fez personagens com um lado mais satírico. É o caso dos trabalhos nos filmes de Quentin Tarantino “Era Uma Vez em… Hollywood” e “Django Libertado”, ou em “O Lobo de Wall Street”, dirigido por Martin Scorsese. Ainda que nenhum deles fosse uma comédia como “Não Olhem para Cima”.

Leia também a crítica da NiT a “Não Olhem Para Cima” — e carregue na galeria para conhecer outras novidades da Netflix (e não só) até ao final do ano.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT