Televisão

Netflix testa nova funcionalidade para impedir partilhas de passwords

Está a ser testada nalguns países e pode representar uma mudança histórica na política da plataforma de streaming.
Está a ser testada nalguns países.

Historicamente, a Netflix nunca se preocupou muito com a partilha de passwords — que faz com que amigos ou familiares de alguém que tem uma conta possam ver conteúdos a partir das próprias casas, sem pagar nada. Um dos argumentos usados era que seria sempre difícil perceber se um subscritor não estava simplesmente a partilhar com o parceiro ou com os filhos numa altura em que não estavam na mesma casa.

Não sabemos o quão mudou a visão da plataforma de streaming ao longo dos últimos anos em relação a este tema, mas é certo que a Netflix está a testar nalguns países uma funcionalidade que pretende combater a partilha intensa de passwords.

Nos últimos dias, vários utilizadores que tentaram ver uma série ou filme na conta de outra pessoa — e que foram identificados pela localização — receberam uma mensagem na plataforma. “Se não vives com o utilizador desta conta, precisas da tua própria conta para continuar a ver”, foi o que apareceu escrito.

“O teste foi pensado para garantir que as pessoas a usar contas da Netflix estão autorizadas a fazê-lo”, disse um representante da empresa à revista “The Hollywood Reporter”. Mais do que a partilha entre amigos, argumenta a Netflix, o objetivo é assegurar que não há piratas informáticos a aceder às contas dos utilizadores de forma ilegal.

Depois de receber aquela mensagem, e para continuar a ver qualquer conteúdo, o utilizador tem a opção de verificar a sua identidade — através de um código enviado por mensagem de texto ou por email para o dono da conta. Mas também há a opção para verificar mais tarde, o que garante mais algum tempo (sem especificar quanto) para realizar esse processo. Ainda não se sabe se esta funcionalidade vai ser realmente implementada, depois dos testes.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT