Cinco minutos antes das 21 horas desta quinta-feira, os Fontaines D.C. subiram ao palco principal do Primavera Sound Porto 2025 para enfrentar a multidão que os aguardava ansiosamente. As expectativas eram elevadas, mas os irlandeses corresponderam plenamente. Desde o início, a presença em palco foi magnética, com Grian Chatten a liderar com intensidade emocional.
Ao lado do vocalista estiveram Carlos O’Connell e Conor Curley nas guitarras, Conor Deegan III no baixo e Tom Coll na bateria. Fundado em 2017, o grupo conquistou notoriedade internacional com o álbum “Dogrel” (2019) e consolidou-se como uma referência do pós-punk atual, misturando influências de rock e alternativo.
A ameaça de chuva dissipou-se e, com o pôr do sol tímido a servir de pano de fundo, o recinto foi enchendo enquanto o público se envolvia com cada acorde e verso característico dos Fontaines D.C. — sempre com uma autenticidade notória, sem artifícios, apenas uma vontade genuína de transmitir mensagens diretas, algo que foi valorizado por quem assistia.
Apesar de poucas palavras trocadas com os presentes, a energia da atuação gerou uma ligação evidente com a audiência. Já perto do final, durante “I Love You”, os ecrãs laterais exibiram a bandeira da Palestina acompanhada da frase “Libertem a Palestina”, ecoando a mensagem partilhada em Barcelona a 7 de junho. “Israel está a cometer um genocídio: usem a vossa voz”, acrescentou, durante “Starburster”,.
A resposta do público foi imediata, com aplausos e aclamação, terminando o concerto num ambiente de entusiasmo coletivo. O alinhamento incluiu sucessos do grupo e temas do novo álbum “Romance”, mostrando um palco que se transformou também em espaço de intervenção política.
Confira abaixo a setlist do concerto dos Fontaine D.C. no Primavera Sound Porto 2025.
— “Romance”
— “Jackie Down The Line”
— “Televised Mind”
— “Roman Holiday”
— “Big Shot”
— “Death Kink”
— “Sundowner”
— “It’s Amazing to be Young”
— “Bug”
— “Big”
— “Here’s the Thing”
— “Nakobov”
— “Boys in the Better Land”
— “I Love You”
— “Starburster”
— “Favourite”
— “In the Modern World”
Carregue na galeria para ver os melhores momentos da banda irlandesa no palco principal do festival.