Teatro e exposições

7 programas gratuitos para celebrar o Dia Internacional dos Museus em Lisboa

A data assinala-se a 18 de maio, mas a celebração começa já este fim de semana.

O Dia Internacional dos Museus assinala-se a 18 de maio, mas as celebrações começam já este fim de semana, com várias iniciativas em Lisboa, perfeitas para quem gosta de rechear a agenda com programas culturais.

O tema “Museus que unem um mundo dividido” dá o mote para, entre 16 e 18 de maio, vários espaços abrirem as portas com exposições, performances e concertos gratuitos. Uns dias depois, a 23 de maio, celebra-se também a Noite Europeia dos Museus, com alguns a estenderem o horário de funcionamento pela noite dentro.

Na capital, o arranque das celebrações é marcado por uma “Silent Party”, a 16 de maio, sábado, na Fundação Calouste Gulbenkian, a partir das 21 horas. Durante três dias, os visitantes podem ainda contar com exposições, workshops, lançamentos de livros, oficinas, performances e um concerto. O momento musical ficará a cargo de Luís Bittencourt, no dia 17, domingo, das 17h30 às 18h30. 

Os mais curiosos por arte poderão visitar exposições como “As belas artes segundo Bruno Zhu”, no dia 17 de maio, entre as 15h30 e as 16h30, ou ainda “Todd Webb. Fotografias de Portugal”, disponível no dia 16 entre as 11 e as 12 horas e no dia 17 de maio, das 14 às 15 horas. Os fãs de cinema poderão também assistir aos filmes “The Gospel According to Andre” (2017), “McQueen” (2018) e “Dries” (2017). 

No sábado e no domingo, entre as 10h30 e as 17h30, os apaixonados por artes manuais poderão participar num workshop da “A Avó Veio Trabalhar”, que promete transformar camisas através de bordados. 

Entre 17 e 18 de maio, o Museu Nacional de História Natural e da Ciência convida o público a entrar gratuitamente, tanto na área de museu, como no Jardim Botânico de Lisboa e no Jardim Botânico Tropical. Durante os dois dias, vai ser possível visitar gratuitamente as coleções, o herbário e assistir à cerimónia do coletivo Tributo aos Ancestrais PT. A propósito da Noite Europeia dos Museus, entre as 17h30 e as 21 horas há ainda entrada gratuita para visitar exposições e o Laboratório Chimico.

Já no Palácio Nacional da Ajuda, a grande novidade deste ano na programação é a apresentação ao público, pela primeira vez, de uma caixa ótica de finais do século XVIII. Os visitantes poderão assistir a fotografias e gravações de cidades e monumentos europeus através de um megaletoscópio patenteado pelo produtor italiano Carlo Ponti. A estreia acontece no dia 18 às 16 horas e terá entrada livre, mas sujeita à lotação máxima de cada sala.

Com o mote de celebrar a inclusão e a diversidade, o Museu de Arte Moderna do Centro Cultural de Belém (MAC/CCB) propõe conversas com artistas, atividades com miúdos e breves visitas às exposições “Uma deriva Atlântica” e “May I help you? Posso ajudar?”. Estas, podem ser visitadas em dois períodos: das 11 horas às 12h30 e das 14h30 às 17h30. As atividades são gratuitas, mas estão sujeitas a inscrição.

A EGEAC/Câmara Municipal de Lisboa promove mais uma edição do Baile Barroco no Museu de Lisboa – Palácio Pimenta. Com entrada livre, o evento promete uma tarde de sábado diferente, com uma viagem ao passado entre as 15 e as 19 horas. Além da dança, o programa envolve jogos de época barroca, um concerto de Modinhas, do ensemble Secrets des Roys (15h30) e um espetáculo de acrobacias (16h30). 

O Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia (MAAT) inicia a programação às 10 horas de domingo, dia 17, com “Toque Poético”, uma visita para pessoas cegas ou com baixa visão. Seguem-se outras visitas guiadas às exposições, incluindo para os mais novos. A última atividade decorre no dia 18, entre as 18h30 e as 21 horas, e é a inauguração da exposição “A ilha púrpura: notas e paisagens”, de Manuel João Vieira. 

Todas as atividades são gratuitas e requerem o levantamento prévio de uma pulseira na bilheteira do museu 1h30 antes de cada evento. A exceção são as visitas flash e “Toque Poético”, sujeitas a marcação

O Museu Bordalo Pinheiro, além de entradas gratuitas a partir de dia 18, oferece até dia 20 atividades artísticas e uma feira do livro ilustrado e BD (dias 18 e 19, entre as 11 e as 18 horas). Os visitantes poderão ainda receber uma capa de um jornal bordalino com a data do seu aniversário. As atividades necessitam de uma inscrição prévia. 

ARTIGOS RECOMENDADOS