“Quando as luzes da sala do Teatro Politeama se apagarem e o pano subir, o palco iluminar-se-á com uma poderosa fábula que transcende o tempo e o espaço”, começa por explicar Filipe Lá Féria sobre o seu novo espetáculo, “FÁTIMA — Ópera-Rock”.
O novo espetáculo do encenador português estreia esta quinta-feira, 5 de dezembro, às 21 horas, no Teatro Politeama. Como o nome sugere, a peça é apresentada numa fusão de ópera e rock. De acordo com a organização, “estes estilos, com a sua energia, intensidade e revolta, permitem uma atualização de uma história antiga, conectando-a às sensibilidades do público atual”, explica o comunicado.
“Não é apenas um espetáculo, é uma reflexão profunda sobre Portugal, a sua história e a dimensão cultural, espiritual e humana que projetam o nosso país no mundo. Inspirada nos acontecimentos de 1917, na Cova da Iria, a obra convida-nos a revisitar um dos maiores mistérios da Fé Católica, numa interpretação lírica e contemporânea que une crentes e não crentes na celebração da esperança e da luz”, descreve.
A narrativa aborda os acontecimentos de 1917, na Cova da Iria, quando três pastores relataram ter visto a imagem de Nossa Senhora de Fátima — um dos eventos mais marcantes do século XX em Portugal.
“Juntando o rigor da sua dimensão histórica com uma galeria de personagens surpreendentes e profundamente humanos, FÁTIMA é uma reflexão acerca de Portugal no que tem de mais profundo e subtil. No abismo do seu mistério, no assombro e no milagre deste extraordinário fenómeno, La Féria construiu um texto e uma partitura musical que permanecerá na memória do Teatro Português”, destaca a descrição oficial.
O elenco inclui nomes como Teresa Zenaida, Paula Sá, Pedro Bargado, Mário Redondo, Francisca Parreira, Maria Inês Mendes, Maria Leonor Cabral e Guilherme Perez Marques, entre outros.
Haverá sessões de quarta-feira a sábado às 21 horas e aos sábados e domingos pelas 17 horas. Os bilhetes já estão à venda e custam desde 20€. Estará em cena até 12 de janeiro.