Teatro e exposições

Há uma exposição para descobrir as melhores fotos do Gerês (com vistas incríveis)

Esta mostra quer promover os municípios portugueses e galegos e a importância das rotas transfronteiriças. A entrada é gratuita.
É uma exibição iterante.

Em setembro o desafio foi lançado. Fotógrafos amadores e profissionais deviam retratar a beleza transfonteiriça do Gerês, no âmbito do concurso Gerês-Xurés em fotografia, e o resultado já está em exposição. São 50 as imagens finalistas que podem ser conhecidas na exposição presente na Galeria da Biodiversidade da Universidade do Porto, até 28 de novembro. 

Foram submetidas mais de mil fotografias a concurso e a escolha não foi de todo fácil, não só pela qualidade como também pela “diversidade enorme de olhares”, revelou Manuela Matos Monteiro ao “Público”. Entre as 50 imagens exibidas há uma vencedora do concurso.

Da autoria de Diogo Ferreira, a fotografia é a perspetiva de cima sobre uma lagoa cercada de afloramentos graníticos, com um homem a boiar. As restantes obras retratam as casas de pedra encaixadas na quietude da serra, o nevoeiro cerrado no topo da montanha ou os animais selvagens que posam para a fotografia. 

Pode visitar a exposição de terça-feira a domingo, entre a 10 horas e as 18 horas, e a entrada é grátis. Ainda assim, esta não vai ser a única exibição pública destas imagens. Sabe-se que deverá passar pelo próprio Parque Nacional do Peneda-Gerês em maio, e noutras localizações portuguesas no resto do ano. 

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT