NiTcom

A arte urbana volta a pintar as paredes da Cockburn’s — com muitas novidades

Nesta terceira edição, nove artistas vão ter a oportunidade de desenvolver um mural original e criativo nas instalações da marca no Porto.
Terá a oportunidade de assistir à criação dos murais ao vivo.

É já no próximo dia 30 de setembro que arranca um super evento de arte urbana realizado em parceria com um clássico que toda a gente adora: o vinho do Porto. As caves da Cockburn’s – uma das mais reconhecidas casas de vinho do Porto, propriedade da Symington Family Estates – vão ser transformadas em verdadeiras telas gigantes.

Nesta terceira edição da Cockburn’s Street Art Competition, nove artistas vão ter a oportunidade de desenvolver um mural original naquelas instalações, na Rua de Serpa Pinto 346, Gaia. Os temas de inspiração são o vinho do Porto, o Douro e as cidades gémeas de Vila Nova de Gaia e Porto. A competição vai contar com o apoio da Circus Network (agência criativa, galeria de arte, loja e co-work com sede no Porto), pelo segundo ano consecutivo.

“Na Cockburn’s, queremos desmistificar alguns dos estereótipos em torno do vinho do Porto e torná-lo mais relevante para o mundo em que vivemos hoje. Vemos a arte de rua, ou melhor ainda, a arte pública, como algo que está a fazer o mesmo noutra esfera”, conta Andrew May, Cockburn’s brand manager.

As inscrições já estão encerradas, mas este ano, a Cockburn’s abriu as portas a artistas de todas as origens, quer sejam de Portugal ou do estrangeiro. Assim, no dia 30 de setembro, entre as 10 e as 19 horas, vai poder assistir à criação dos murais ao vivo, com várias opções de entretenimento para toda a família.

O programa inclui workshops de vinho do Porto, numa parceria com School of Port, DJ sets e ainda uma zona com várias food trucks, para comer e beber tudo o que quiser — cortesia da Rua Street Food Market. A entrada é gratuita.

Para ficar a conhecer melhor a marca durante o evento, vai poder provar os melhores cocktails de Cockburn’s. Para que não se perca no meio de tantas opções, a NiT sugere o Port and Tonic. Esta mistura refrescante leva Cockburn’s White Heights, com água tónica, uma rodela de limão e um ramo de hortelã. Se prefere algo mais doce, experimente Tawny Spritz, que é composto por Tawny com licor de pêssego/schnapps, gotas de angustura e espumante bruto.

No final da festa, o grande vencedor do concurso de arte urbana vai receber uma comissão no valor de dois mil euros para criar uma obra pessoal. Terá ainda direito a uma residência artística na Quinta dos Canais e uma impressão em serigrafia do mural para venda nas caves Cockburn’s e Circus Network, em conjunto com uma caixa de vinho Cockburn’s.

O segundo lugar irá ganhar uma impressão em serigrafia da obra, uma caixa de vinho e um voucher de 500 euros para gastar na Circus Network. Já o terceiro lugar será recompensado com um voucher Circus Network no valor de 250 euros e uma caixa de vinho.

Em 2022, a vencedora foi Paula P Rezende, uma artista brasileira de street art, que está, neste momento, a colaborar com Cockburn’s num projeto que será anunciado brevemente. Na altura, o segundo lugar foi conquistado por Carlos Breakone; e o terceiro, pelo artista Dub.

“Iniciativas como esta não só celebram a arte, a cultura e a criatividade, como também proporcionam aos artistas plataformas únicas para expressarem as suas ideias. É um espaço dinâmico, é uma mistura fantástica de arte, cultura e envolvimento com público. Pintei ao lado de artistas muito talentosos. Embora fosse uma competição, o ambiente foi muito amigável, de apoio e de colaboração”, conta à NiT Paula P Rezende.

ver galeria

Áudio deste artigo

Este artigo foi escrito em parceria com a Cockburn’s.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT