A crise de habitação em Lisboa é o tema de uma nova exposição de fotografia que vai ocupar a Galeria Santa Maria Maior, na capital portuguesa, entre 2 de fevereiro e 4 de março. “New Lisbon” é uma mostra do fotojornalista Gonçalo Fonseca.
É o primeiro trabalho de um português a ser distinguido com o Leica Oskar Barnak Award, um dos prémios da fotografia documental mais importantes no mundo. De acordo com um comunicado, a exposição “narra o impacto que a incerteza habitacional tem na vida das pessoas mais vulneráveis em Lisboa”.
Gonçalo Fonseca tem vindo a documentar, desde 2019, os idosos que no centro da cidade são “vítimas de bullying imobiliário e ameaçados com despejo”. “Nos bairros periféricos, o fotógrafo segue mães solteiras que ocupam apartamentos vazios na esperança de dar uma vida melhor aos seus filhos. Este projeto de três anos é uma crónica exaustiva do falhanço de décadas de políticas habitacionais na capital.”
“New Lisbon” já foi apresentada em Portugal, mas também em Espanha, Alemanha, Bélgica, Austrália e Coreia do Sul. Também conquistou os galardões Estação Imagem – Vida Quotidiana (2020), Yunghi Grant (2020) e foi finalista no Pictures of the Year (2021).
A exposição pode ser visitada de segunda-feira a sábado, entre as 15 e as 20 horas. A entrada é livre.