Teatro e exposições

Há uma nova galeria de arte em Lisboa que quer ser a ponte entre Portugal e Angola

A galeria já realizou exposições em cidades como Luanda, Paris ou Nova Iorque.
O espaço está em soft-opening.

Diretamente de África, mais concretamente de Luanda, para Lisboa. É esta a história do novo espaço artístico da capital portuguesa, que está relacionado com a galeria MOVART, estabelecida em Angola. Entre as 16 horas e as 20 horas, a partir do próximo sábado, dia 31 de outubro, vai poder visitar a exposição “AIR IHOSVA” do artista Ihosvanny. 

O projeto, que nasceu em 2015, e três anos depois se tornou a primeira galeria comercial a surgir em Angola, abre um local com trabalhos inéditos do artista angolano (representado por esta galeria desde a sua fundação). Mas esta não vai ser a única exposição. No programa da galeria, sucedem-se as mostras individuais de António Ole, em dezembro, e de Rita GT, em março de 2021. 

No caso de “AIR IHOSVA”, Ihosvanny vai celebrar a vida e as suas formas de resistência no mundo contemporâneo, criando vários poemas visuais que ganham forma através da pintura e da instalação. A partir deste sábado, 31 de outubro, durante a inauguração do trabalho, o artista vai criar um mural no pátio do edifício da galeria e o processo poderá ser acompanhado pelos visitantes. 

exposição
Há várias obras em exposição.

Com este trabalho, o artista expande a sua investigação da paisagem urbana de Luana para a cidade de Lisboa, onde desenvolve o atual projeto, no âmbito da residência artística. A mostra pode ser visitada até 10 de dezembro e deve reservar o lugar. A entrada é livre, mas encontra-se limitada a cinco pessoas no espaço e o uso de máscara é obrigatório. 

A MOVART instalou-se em Lisboa em maio de 2019, tendo operado em formatos pop-up até aqui. O contexto de crise pandémica e consequente retração económica, não desmotivaram a equipa de inaugurar um espaço físico e um programa que articula Lisboa e Luanda. O espaço situa-se no número 14A RC, Rua João Penha, perto das Amoreiras. 

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT