Teatro e exposições

A nova exposição que junta pintura e escrita para contar a história de Campo de Ourique

A mostra de 31 obras terá lugar no antigo Cinema Europa, que é agora o Espaço Cultural, com entrada gratuita.
Um bairro mítico.

Campo de Ourique é muito mais de que apenas um bairro trendy. A sua história vai além do que possivelmente imagina, a começar pelo facto de ter sido o local onde se deu início ao movimento revolucionário da implantação da República, a 5 de outubro de 1910. A ligação à política não fica por aí. Em 1958, por exemplo, foi vivida com grande convicção a campanha eleitoral de Humberto Delgado, numa espécie de fortaleza contra a ditadura. No entanto, são as rotinas mais mundanas que caracterizam esta zona de Lisboa, conhecida por ter uma vida própria — talvez fruto do cariz reivindicativo que desde cedo se vincou na freguesia. 

“Manchas e Pulsações do Nosso Bairro” é a nova exposição que visa captar a essência e singularidade de Campo de Ourique, naquele que se descreve como o “guião de uma história profunda, ultrapassando as fronteiras tradicionais da expressão artística”, segundo os curadores. Pintada em aguarela por Filipa Pereira, acompanhada de textos escritos por Judite Dória, a iniciativa narra a história do bairro através de 31 obras essenciais. 

Não se trata apenas de uma celebração da pintura, mas antes de uma conexão entre vários tipos de arte, que criam uma “sinergia entre duas formas criações complementares”, afirmam as artistas ali representados. 

Com inauguração marcada para quinta-feira, 7 de março, às 18 horas, esta colaboração artística terá lugar no antigo Cinema Europa, agora transformado em Biblioteca/Espaço Cultural, até ai dia 6 de abril. A entrada será gratuita.

No dia 4 do mesmo mês vai haver ainda uma visita guiada, às 17h30, para oferecer uma experiência mais enriquecedora aos visitantes.

Leia este artigo da NiT para conhecer as novidades e tudo o que não pode perder em Campo de Ourique.

“Manchas e Pulsações do Nosso Bairro”

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT