Teatro e exposições

A nova obra de Bordalo II foi feita com brinquedos doados por crianças

A nova peça da série Big Trash Animals nasceu em Famalicão. Chama-se Mussaranho e tem quatro metros de altura.
O musaranho

Colorido e com quatro metros de altura, o mais recente animal feito de lixo pelas mãos de Bordalo II nasceu em Vila Nova de Famalicão, mais concretamente na Praça D. Maria II. Divulgado esta quarta-feira, 31 de maio, o Musaranho é a mais recente adição à série Big Trash Animals.

A figura do pequeno mamífero colorido esconde outras curiosidades. Entre elas o facto de ter sido feito com mais de mil brinquedos inutilizados, doados por crianças do concelho, revelou a autarquia.

E porquê um musaranho? O artista plástico explica-se. “Como este projeto teve uma forte participação das crianças, fez todo o sentido escolher um animal pequenino, enérgico e divertido, tal como elas. Pela sua aparência redondinha e cara peculiar, acreditamos que as crianças vão gostar bastante desta figura pequena agora transformada em escultura enorme — tal como elas, que também estão a crescer e um dia se tornarão grandes.”

O projeto de recolha de brinquedos envolveu mais de mil crianças de 18 escolas do concelho. Tudo no contexto de uma iniciativa que pretende apelar à reciclagem e sustentabilidade. A inauguração oficial da obra está agendada para 5 de junho, data em que se assinala o Dia Mundial do Ambiente.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT