Teatro e exposições

A nova obra de Bordalo II para a Expo Dubai é inaugurada este domingo

Os "Pinguins de Magalhães" foram uma das espécies com que Fernão de Magalhães se cruzou durante a sua viagem. E serviram de inspiração ao artista português.
Se há algo que não falta é cor. E plástico.

A Expo 2020 Dubai já começou e prolonga-se até ao dia 31 de março de 2022. O nosso País está representado com o tradicional Pavilhão de Portugal, com várias obras e instalações representativas da arte nacional. Porém, desta vez, o maior destaque vai para a nova obra de Bordalo II, criada de propósito para este evento.

Chama-se “Pinguins de Magalhães” e celebra os 500 anos da viagem de circum-navegação de Fernão de Magalhães. A inauguração da obra, este domingo, 24 de outubro (Dia das Nações Unidas), será acompanhada por uma participação dos Pauliteiros Mirandeses de Palaçoulo, bem como um momento musical protagonizado por Luísa Amaro e Gonçalo Lopes, que vão levar o som da tradicional guitarra portuguesa.

Além da importância nacional, sendo esta uma homenagem a Fernão de Magalhães, a obra de Bordalo II chama a atenção para a quantidade de plástico que existe nos oceanos, sendo este o material usado na sua construção. Segundo o que o artista explica à NiT, “hão-de ter sido aproximadamente 100 quilos” de plástico usado para dar vida à sua visão artística. A peça é bastante colorida, o que é algo bastante característico do artista português.

A ideia para a peça veio do simples facto de este tipo de pinguim “ter sido uma das espécies com que o descobridor se cruzou durante a sua viagem”, daí “ter sido batizado com o seu nome”, explica Bordalo II. Quase não foram divulgadas imagens da peça antes da inauguração oficial.

Os países não pouparam nos luxos trazidos para a Expo 2020 Dubai. Pode ler este artigo da NiT onde lhe mostramos as maiores extravagâncias do evento do ano. Pode também descobrir os vários descontos que a Emirates está a oferecer para aqueles que viajem para o Dubai neste período.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

Novos talentos

AGENDA NiT