Teatro e exposições

A nova exposição gratuita da Underdogs traz grandes artistas americanos a Lisboa

Futura e Jason Revok são alguns dos autores das obras que vão estar disponíveis até o mês de junho na galeria lisboeta.
A entrada é gratuita.

“Acts of Transformation” é a exposição de arte que junta dois artistas norte-americanos: Futura e Jason Revok. Aas obras estão disponíveis na Underdogs a partir desta sexta-feira, 10 de maio, até 22 de junho. A entrada é livre.

A mostra procura realçar corpos de trabalho que são divergentes e, ao mesmo tempo, complementares. Exploram a interação dinâmica entre o movimento, a paisagem urbana e a existência humana.

O pintor nova-iorquino de renome internacional Futura, de 68 anos, é considerado pioneiro da arte urbana. Começou por pintar ilegalmente no metro de Nova Iorque e participou no movimento original do grafiti na mesma cidade nos anos 70.

Uma das características principais da sua arte é o abstrato. O artista já pintou cenários ao vivo numa digressão europeia da banda britânica The Clash em 1981. Embora seja conhecido como pintor, grande parte do seu trabalho é como ilustrador e designer gráfico de capas de álbuns como “This is Radio Clash” da banda referida anteriormente. Sem deixar o mundo da arte de lado, criou uma marca de roupa Futura Laboratories localizada em Fukuka, no Japão.

Já Revok, de 47 anos, é conhecido por ultrapassar os limites criativos. Embora a carreira tenha começado com o grafiti, passou a última década focado no seu atelier a praticar a evolução de processo e conceito. A sua marca está virada para o minimalismo e para o abstrato, tal como o colega. Já exibiu a sua arte no Museu de Arte Contemporâneo em Los Angeles e no Museu de Arte da Califórnia, como também em galerias em Nova Iorque, Detroit e Dubai.

A inauguração conta com a presença dos dois pintores juntamente com a de Hugo Cardoso, coordenador da Galeria de Arte Urbana e Pedro Soares Neves, da Lisbon Creativity Conference. Os convidados participam na conversa que está marcada para as 18 horas. Além da exposição, que pode visitar de terça-feira a sábado das 14 hora às 19 horas, os dois artistas criaram obras de edição limitada que serão lançadas no dia 16 de maio, quinta-feira.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT