Teatro e exposições

Ai Weiwei chega ao Porto com uma escultura com mais de 30 metros

A inspiração para a obra veio de uma árvore de origem brasileira que está em vias de extinção.
Ai Weiwei tem agora duas mostras em Portugal.

É já a partir do dia 23 de julho, sexta-feira, que vai poder apreciar a nova exposição de Ai Weiwei, no Porto. O artista chinês que já conta com uma mostra na Cordoaria Nacional, em Lisboa, vai agora expor o seu trabalho em Serralves.

“Entrelaçar” — assim se vai chamar a exposição do artista no Porto — tem como grande destaque a primeira exibição pública da peça “Pequi Vinagreiro”, criada entre 2018 e 2020, e que tem mais de 30 metros de altura. A inspiração para a obra vem de uma árvore originária do Brasil (com o mesmo nome), que atualmente se encontra em vias de extinção.

A exposição vai abranger a área do museu e do parque de Serralves. Em declarações à “Lusa”, citadas pelo “Observador”, Phillipe Vergne, o diretor do museu, disse que a enorme peça estará em exibição perto da quinta até julho de 2022. Ao passear pelo parque vai poder encontrar outras peças de Weiwei, também feitas a partir de ferro.

“Belisco-me sempre que vou ao local. Começas um projeto a esperar pelo melhor, mas para o artista, para nós aqui, vê-lo acontecer é tão recompensador”, confessou Vergne à “Lusa”. “Tem-se a possibilidade, neste momento, de, apanhando um comboio, ver o âmbito completo da obra de Ai Weiwei”, adiantou.

A construção de “Pequi Vinagreiro” foi documentada e será exibida também na exposição do artista chinês. Poderá também ver os trabalhos “Duas Figuras” e “Mutuophagia”.

Caso queira conhecer melhor o artista basta ler este artigo da NiT, onde lhe contamos a sua história, bem como a da exposição que se encontra em Lisboa.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT