Teatro e exposições

Ai Weiwei quer que toda a gente faça um pirete em qualquer lugar do mundo

O projeto artístico Middle Finger convida-o a partilhar o espírito desafiador do artista e ativista chinês.
Weiwei não brinca em serviço

Não há país no mundo onde não se saiba o que significa este gesto de desafio e de insulto.O dedo do meio, ou Middle Finger, é o novo projeto do artista e ativista chinês Ai Weiwei que procura levar agora a todo o mundo o seu famoso dedo.

Conhecido pela sua postura provocadora, o chinês criou uma plataforma digital que permite sobrepor a sua mão — com o respetivo dedo do meio em riste — em quaisquer locais gravados no omnipresente Google Street Maps. A colaboração com a empresa Avant Arte deu origem à sua mais recente ideia para a série Estudos de Perspetiva.

Esta é uma espécie de nova fase da série Study of Perspective, uma série de imagens captadas entre 1995 e 2003, onde o artista correu o mundo e, em diversos pontos do globo, fotografou o seu dedo em riste. As fotos têm corrido também o mundo nas suas exposições, inclusive as que têm passado por Portugal — tal como a que esteve patente em Lisboa em 2021.

Agora, cada utilizador pode criar uma obra ao estilo Middle Finger, gravá-la na galeria online onde fica visível para todo o mundo, bem como descarregar a imagem produzida. Entre os cenários mais escolhidos para apontar o dedo do meio são a Trump Tower, em Nova Iorque — o edifício de Donald Trump, ex-presidente norte-americano —, mas também a praça de Tiananmen, em Pequim.

No caso desta última, há todo um simbolismo ligado ao facto de o governo chinês encarar Ai Weiwei como um inimigo do regime. O artista chegou mesmo a ser detido pelas autoridades em 2011, numa ação que pretendia pressionar dissidentes. Detido no aeroporto e incontactável durante várias horas, Weiwei foi libertado ao fim de 81 dias, visivelmente magro.

O projeto Middle Finger é uma espécie de antecipação da exposição que está a preparar no Museu do Design em Londres. Aplataforma Avant Arte está também a vender uma edição impressa, por tempo limitado, da obra Middle Finger in Red de Ai Weiwei. E 65 por cento dos lucros da venda — que decorrerá durante 24 horas, a 30 de março — revertem a favor do museu.

Carregue na galeria para ver mais imagens da série de Ai Weiwei.

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT