Teatro e exposições

As novas obras de Bordalo II são uma intervenção contra os abusos sexuais na Igreja

Os crucifixos com brinquedos ou com um boneco em vez de Cristo sugiram em algumas igrejas. Refletem a atitude crítica do artista.
Uma obra efémera.

De Bordalo II estamos habituados a ver animais gigantes feitos com plásticos reciclados e outros materiais. Pelo menos estas são as imagens mais partilhadas na página de Instagram do artista. As suas criações são também um convite à reflexão sobre vários problemas sociais. Depois de uma caixa de medicamentos contra a falta de noção, criou, desta vez, algumas obras diferentes: um crucifixo revestido de brinquedos, sinalização com imagens da igreja ou um boneco numa cruz no lugar de Cristo.

Fazem parte da série “Cruzes, Credo, Canhoto”, foram fotografadas em igrejas portuguesas numa intervenção efémera, mas já não estão em exposição. “Quantos predadores sexuais e molestadores de menores haverá escondidos atrás de cortinas douradas? Aparentemente, nunca os suficientes para fazer a Igreja e os seus crentes tomar uma posição séria”, lê-se numa publicação do artista na sua página de Instagram.

“À semelhança do que acredito ser o dever da sociedade, também nós artistas temos que usar a nossa voz para defendermos aquilo que está certo e aqueles que não se conseguem defender”, continua. E acrescenta: “Temos que adotar uma atitude crítica, principalmente em temas tabu como este e ser parte ativa da mudança”. O criador enfatiza, desta forma, a intervenção social que quer atingir com as suas obras, em particular em relação aos abusos sexuais na Igreja.

Em comunicado, Bordalo II frisa que “apesar do sucesso da carreira de um artista ser geralmente rumo a galerias, fundações, museus e coleções privadas, há um lado de intervenção social e atrevimento/provocação que não se deve perder”, lembrando que “se há momentos propícios para chamar a atenção, é um desperdício esconder-me e não fazer parte do discurso crítico e de mudança coletiva em relação a temas que nos são relevantes. É nestas alturas que o público está mais aberto a ver o que temos a dizer sobre o que se está a passar também”.

“Para mim é importante manter este canal de expressão ativo, na rua, ainda que esteja neste momento com uma mostra, num formato mais convencional de exposição, também aberta ao público”, conclui Bordalo II.

A mostra intitulada “Evilution” está em exibição no Edu Hub, na zona dos Olivais, em Lisboa. A exposição poderá ser visitada entre as 14 e as 20 horas até 11 de dezembro com entrada gratuita.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT