Teatro e exposições

Banana que custou 5,8 milhões de euros já foi comida

Justin Sun, empreendedor de criptomoedas chinês, foi o grande vencedor do leilão da Sotheby's.
Insólito.

“Comedian”, a obra de arte conceptual do artista italiano Maurizio Cattelan, tem sido uma das peças mais comentadas desde 2019, já que para muitos, não passa de uma banana presa com fita adesiva a uma parede. Para outros, é muito mais do que isso e tem até um preço: 5,8 milhões de euros.

Foi por este montante que Justin Sun, empreendedor de criptomoedas, comprou a obra-prima de Cattelan durante um leilão que decorreu na Sotheby’s, em Nova Iorque. Uns dias depois, partilhou no X (antigo Twitter) um vídeo a comer esta que pode ser considerada a banana mais cara do mundo.

O momento viral aconteceu esta sexta-feira, 29 de novembro, num hotel em Hong Kong, durante uma conferência de imprensa. “É muito melhor do que todas as outras bananas que já provei”, disse o empresário chinês de 34 anos.

Quando venceu o leilão, Sun admitiu ao “The Guardian” que ficou “incrédulo”, mas percebeu rapidamente que poderia ser o protagonista “de um momento em grande”. Passados dez segundos após se ter ouvido o martelo bater, decidiu que ia comer a obra de arte.

Há cinco anos, Maurizio Cattelan e a galeria de arte francesa Perrotin fizeram as manchetes dos jornais e dividiram o mundo da arte ao apresentarem “Comedian” na feira Art Basel Miami Beach, tendo a peça original sido criada com uma banana comprada num supermercado em Miami.

Alguns críticos consideraram a peça enraizada na tradição das obras conceptuais, como o famoso urinol de Marcel Duchamp, que questiona o valor da própria arte. Mas se a peça já era insólita, o inesperado aconteceu quando David Datuna, um artista de performance, retirou a peça da parede e a comeu em frente a centenas de participantes da feira.

Para não ser acusado de vandalismo, Datuna alegou que se tratara de uma performance artística por si só, acabando a instalação a ser removida de Miami devido a preocupações com a segurança pública. Para David Galperin, responsável de arte contemporânea da Sotheby’s para as Américas, “Comedian” é uma “obra desafiadora de puro génio”, referiu num comunicado de imprensa a anunciar a venda.

“Equilibrando pensamento crítico profundo e sagacidade subversiva, esta é uma obra definidora para o artista e para a nossa geração”, descreve. “Se, na sua essência, ‘Comedian’ questiona a própria noção do valor da arte, então levar a obra a leilão será a realização final do seu conceito essencial — o público, finalmente, poderá ter uma palavra a dizer para decidir o seu verdadeiro valor.”

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT