Nesta semana, o misterioso Banksy começou a transformar o Reino Unido num autêntico jardim zoológico graças às suas novas obras de arte. Esta segunda-feira, apresentou a pintura de uma cabra em Richmond, no sudoeste de Londres. Na terça-feira, 6 de agosto, o animal escolhido foi outro.
O artista revelou no seu Instagram — onde conta com 12,6 milhões de seguidores — o desenho de dois elefantes em janelas tapadas. Infelizmente, e tal como já é habitual, não explicou o significado deste novo trabalho.
Na caixa de comentários, contudo, surgiram rapidamente teorias. Algumas afirmam que é uma homenagem à icónica pintora “A Criação de Adão”, mas desta vez com estes animais. Outros, porém, acreditam que se trata de uma referência à expressão “elefante na sala”.
A obra pode ser conhecida em Chelsea, em Londres, mais especificamente numa casa situada na esquina dos bairros Edith Terrace e Edith Grove.
Apesar de Banksy permanecer anónimo, existem várias teorias sobre a sua verdadeira identidade. A mais consensual, embora não confirmada, indica que se trata do britânico Robert Del Naja, também conhecido pelo nome artístico 3D, fundador e único membro consistente do grupo musical Massive Attack.
Outros rumores afirmam que poderá ser Neil Buchanan, apresentador do “Art Attack”; ou Billy Gannon, vereador de Pembroke, no País de Gales.
Atualmente, decorre um processo em tribunal que poderá dar a conhecer o nome por trás dos famosos murais. A norte-americana Guess quer processar o artista por, alegadamente, ter “prejudicado gravemente” a imagem da marca. O britânico fez uma publicação nas redes sociais, em 2022, onde acusava a empresa de usar as suas obras de arte sem consentimento.
Ver esta publicação no Instagram