teatro e exposições

Banksy perdeu os direitos de uma das obras mais famosas

Em causa está um processo judicial contra uma empresa que tem usado a imagem. Por se manter anónimo, perdeu o processo.
A obra surgiu pela primeira vez em 2005.

“The Flower Thrower”, o “Lançador de Flores”, é uma das obras mais conhecidas de Banksy. A imagem do artista de street art apareceu pela primeira vez em 2005 num muro em Jerusalém. Em 2014, foi registada pelos seus representantes, mas os direitos de autor foram perdidos devido a uma ação judicial que já durava há dois anos.

A agência gráfica Full Colour Black, que produz, entre outras coisas, cartões e postais de aniversário, começou a fazer produtos com a conhecida obra de Banksy. Os representantes do artista levaram o caso a tribunal por se tratar de uma imagem registada.

Segundo a BBC, o  Instituto da Propriedade Intelectual da União Europeia (EUIPO) deu razão à empresa gráfica por se tratar de uma obra anómima. O artista até chegou a abrir uma loja em Londres com algumas das obras, mas o EUIPO disse que também era uma forma de contornar a lei, uma vez que as peças para serem vendidas têm de ter um autor identificado. 

Banksy continua sem revelar a identidade e isso pode-lhe custar a perda de direitos de outras obras que possa ter registadas.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

NiTfm
Novos talentos

AGENDA NiT