Teatro e exposições

Banksy pode ter revelado o primeiro nome numa entrevista em 2003

O artista deu a conhecer a sua identidade em resposta a uma questão colocada pelo especialista de arte da BBC, Nigel Wrench.
A identidade de Banksy é um mistério

O artista de rua, Banksy, pode ter partilhado pistas sobre a sua identidade no passado. Numa entrevista de 2003, com o ex-jornalista britânico da BBC, Nigel Wrench, que se encontrava esquecida num minidisc, revelou que o seu primeiro nome é Robbie.

A informação, divulgada na terça-feira, 21 de novembro, foi partilhada num episódio extra do podcast “The Banksy​ Story”, da BBC 4, a propósito da abertura da sua primeira exposição, “Turf War“, em Londres. Em conversa com o especialista de arte do meio de comunicação inglês, após ser questionado se o verdadeiro nome dele era Robert Banks, este respondeu apenas: “É Robbie”, partilhando assim, pela primeira vez, em público, o seu nome verdadeiro.

A confissão veio dar força a uma das teorias mais populares sobre a sua identidade. Existe quem acredite que a verdadeira identidade do britânico seja Robert Del Naja, também conhecido pelo nome artístico 3D, fundador e único membro consistente dos Massive Attack.

Outros rumores afirmam que Banksy pode ser Neil Buchanan, apresentador do “Art Attack” ou Billy Gannon, vereador de Pembroke, no País de Gales.

Apesar de Banksy nunca ter confirmado a identidade, um processo em tribunal pode mudar isto. A empresa americana de roupas, Guess, quer processar o artista por, alegadamente, ter “prejudicado gravemente” a imagem da marca. O britânico fez uma publicação nas redes sociais, em 2022, onde acusava a empresa de usar as suas obras de arte sem consentimento.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT