Teatro e exposições

Bilhetes dos teatros nacionais passam a metade do preço para jovens até 25 anos

A medida foi divulgada esta quarta-feira, 9 de outubro. Abrange as salas como o D. Maria II, o São João, o São Carlos e o Camões.
Objetivo é democratizar o acesso à cultura.

As visitas a teatros vão passar a integrar os programas culturais de mais portugueses. O governo liderado por Luís Montenegro anunciou que os bilhetes para jovens até 25 anos terão uma redução de 50 por cento nas salas de espetáculos nacionais. Esta medida faz parte de um programa apresentado esta quarta-feira, dia 9 de outubro, após a reunião do Conselho de Ministros.

A proposta abrange os espectáculos e apresentações em cena nos teatros D. Maria II, São João, São Carlos, Companhia Nacional de Bailado e Teatro Camões. As entradas no âmbito de visitas de estudo também passarão a ser gratuitas para professores e alunos.

A diretiva faz parte das 25 medidas aprovadas da proposta “Acesso/Democratizar a Cultura”. Todas têm em vista “garantir de uma forma dinâmica uma atividade que valorize efetivamente o setor e alargue não apenas a oferta, mas também o consumo cultural”, referiu a ministra da Cultura, Dalila Rodrigues.

No mesmo conjunto incluem-se as 52 visitas anuais gratuitas a museus, em vigor desde 1 de agosto. Destinadas a cidadãos portugueses e a residentes em território nacional, abrangem 37 espaços, incluindo monumentos e palácios sob a alçada do Estado. Estes espaços também passarão a abrir portas a artistas ou criadores com o Estatuto de Profissionais de Cultura. 

Acresce a revisão da lei do preço fixo do livro, assim como o reforço das coleções bibliotecárias. Outra decisão passa pela criação de 116 bolsas de residências artísticas até países de língua oficial portuguesa. Igualmente em vista está o aumento de apoios a bandas filarmónicas e orquestras regionais. 

 

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT