Teatro e exposições

Bordalo II apresenta nova exposição gratuita em Lisboa e revelou alguns detalhes

“Evilution” é inaugurada a 8 de outubro. O artista revelou à NiT que a mostra foca a evolução do seu trabalho desde a pandemia.
Bordalo II é Artur Bordalo.

Animais gigantes feitos com plásticos reciclados e outros materiais são a imagem de marca de Bordalo II. São as obras do artista que mais estamos habituados a ver e também as que mais partilha na página de Instagram. Contudo, as suas criações não são monotemáticas. Uma das mais recentes, marcou pela surpresa e diferença: uma caixa de medicamentos contra a falta de noção.

Desta vez, Bordalo II está de volta com uma exposição em nome próprio em Lisboa. A mostra chama-se “Evilution” e será inaugurada a 8 de outubro no Edu Hub, na zona dos Olivais. A entrada é gratuita e as obras do artista urbano português poderão ser visitadas entre as 14 e as 20 horas.

A exposição irá prolongar-se até 11 de dezembro. “Durante os últimos tempos estivemos a preparar algo que finalmente podemos anunciar. Bora!”, escreveu Bordalo II nas suas redes sociais.

À NiT o jovem artista diz que a exposição, além de se focar na evolução da humanidade e na emergência climática que o planeta enfrenta, baseia-se “na evolução do (seu) trabalho desde a pandemia”. Os detalhes, continuam, contudo envoltos em secretismo, adiantando apenas: “Vão ver o trabalho novo”.

O título “Evilution” é um trocadilho com a palavra evolução. “Porque a evolução não é necessariamente uma coisa boa: apesar de termos evoluído tecnologicamente e em montes de outras coisas, estas evoluções nem sempre se traduziram em situações positivas para nós ou para o planeta. Em muitos casos, estamos mais atrasados ou pior do que há dez ou 20 anos”.

Relativamente ao seu trabalho, diz haver também uma evolução. “Pode ser boa, ou má, depende do ponto de vista. Por um lado, e para mim, é bom. Mas também significa que estão a acumular-se os problemas e a aumentar os tipos de desperdícios por onde posso escolher, como materiais de trabalho, para as minhas criações.”

Recorde-se de que, em 2017, a exposição “Attero”, de Bordalo II, foi um autêntico fenómeno de popularidade. Com esta nova mostra Artur Bordalo espera alcançar o mesmo êxito. Além de poderem revisitar alguns dos trabalhos já conhecidos, os visitantes terão a oportunidade de descobrir muitas novidades. Expostas estarão “obras do género das que estamos a usar para a promoção da exposição, obras da série ‘Small Trash Animals Neutral, Half e Plastic’, e mais um par de séries novas”.

O artista de 35 anos diz ter ido buscar inspiração “ao mundo e à ação humana e respetivas consequências”, para montar esta exposição que começou a preparar no final da primeira quarentena.

Leia também a entrevista que Bordalo II deu à NiT num dos momentos de viragem do seu percurso artístico.

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT