Teatro e exposições

Bordalo II cria mural com pintainhos no IPO para inspirar doentes com cancro

O desafio foi lançado pela instituição em Lisboa. A obra está instalada junto à rampa de acesso ao túnel do Pavilhão Central.
A obra de Bordalo II no IPO Lisboa

Bordalo II ofereceu uma obra de arte ao IPO Lisboa. O artista plástico e a sua equipa criaram um mural com dois pintainhos gigantes na parede do Instituto Português de Oncologia, que ladeia a rampa de acesso ao túnel do Pavilhão Central. A inauguração acontece a um mês da comemoração do centenário da unidade de saúde, que se assinala a 29 de dezembro.

Atualmente, Bordalo II é um dos mais importantes artistas urbanos nacionais. Nos últimos anos, os seus trabalhos artísticos distinguem-se pelo foco em vários problemas sociais como os abusos sexuais na Igreja ou a igualdade de género. A sua última criação, o chamado “mural dos pintainhos”, pretende inspirar todas as pessoas a enfrentar doenças.

“Quando o IPO me lançou este desafio, não hesitei em aceitar porque considero uma pequena contribuição para tornar o local mais agradável e acolhedor”, confessou Artur Bordalo, aqui citado pelo site do Instituto Português de Oncologia. “Todos conhecem alguém que está ou já esteve doente com cancro e que há um caminho difícil a ser feito. O IPO desempenha um papel fundamental no tratamento e acompanhamento destes doentes e, por isso, merece todo o nosso respeito e admiração”, acrescentou.

“É muito importante podermos trazer arte a um hospital com estas características… para os nossos doentes e profissionais. É algo com um impacto distinto no dia a dia e uma forma de todos nos alegrarmos e de nos lembrarmos que a vida tem sempre coisas muito positivas e há sempre um futuro”, reforçou a presidente do conselho de administração do IPO Lisboa, Eva Falcão.

Aproveite e leia também a entrevista da NiT ao célebre artista português.

 

View this post on Instagram

 

A post shared by IPO Lisboa (@ipolisboa)

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT