Teatro e exposições

Carmen Miranda vai ter um novo museu em Portugal

Artista do Marco de Canaveses vai ser homenageada na terra natal e a abertura está marcada para o próximo verão.
Artista portuguesa foi uma estrela da sua época

Vai ser em junho, um mês mais cedo do que o inicialmente previsto, que vai inaugurar-se em Marco de Canaveses o novo Museu Carmen Miranda. Isto, claro, se a pandemia permitir.

A obra em curso terá um custo total de 1,1 milhões de euros e vai incluir tecnologias como hologramas e videomapping. “Gostava que isso [abertura] fosse possível no segundo semestre do ano, mas, como sabem, hoje o País está muito dependente daqueles que são os especialistas da pandemia e não das intenções dos presidentes de câmara”, disse a autarca, Cristina Vieira, citada pelo “Jornal de Notícias”.

Este novo museu vai ficar precisamente no sítio onde estava o antigo e a Biblioteca Municipal Poeta Joaquim Monteiro, edifícios simétricos e de estilo brasileiro que já existiam no local. Ao mesmo tempo vai ser criado um novo edifício de ligação entre estes, tornando-os num espaço comum.

Quem visitar o novo Museu Carmen Miranda vai poder ver uma exposição sobre a artista e ter acesso ao serviço educativo e a uma loja. Haverá ainda uma área de descanso e de cafetaria, onde será utilizado o serviço de chá da Vista Alegre que tem o nome de Carmen Miranda. Além destes espaços, a área nova vai ter uma parte reservada a exposições temporárias ou à realização de outros eventos.

Para completar alguns dos detalhes de interesse que encontrará neste novo museu, haverá um busto da artista, bem como as réplicas da sua estrela do Passeio da Fama de Hollywood e de um painel com assinatura e mãos que está no Grauman”s Chinese Theatre.

“Creio que muitos vão querer ser fotografados junto da Estrela da Carmen Miranda e essas fotos irão, por certo, parar às redes sociais o que será uma forma também de promover este novo Museu”, antecipa a presidente da Câmara Municipal de Marco de Canaveses.

Ao mesmo tempo, estão ainda a ser feitos contactos para tentar trazer algum do espólio da artista desde o Museu Carmen Miranda do Rio de Janeiro.

Carmen Miranda nasceu em Marco de Canaveses há 112 anos e foi viver com os pais para o Brasil antes de completar um ano de idade. A sua carreira como atriz de revista, cinema, televisão, compositora, cantora e dançarina levou-a até aos maiores palcos da Broadway e Hollywood, onde se tornou uma estrela da sua época.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT