Stanley Kubrick é mais conhecido como realizador — foi o cineasta que dirigiu “Shining”, “Laranja Mecânica”, “Spartacus” ou “2001: Odisseia no Espaço”, entre outros filmes icónicos. Contudo, o americano começou pela área da fotografia, quando tinha apenas 17 anos. Entre 1945 e 1950, trabalhou como fotógrafo da revista “Look”.
Muitas dessas imagens chegam agora a Portugal através da exposição “Through a Different Lens – Stanley Kubrick Photographs”. É inaugurada este sábado, 26 de fevereiro, e pode ser visitada até 22 de maio no Centro Cultural de Cascais. Os bilhetes custam 5€. Por 13€, tem acesso durante 24 horas a todos os espaços do Bairro dos Museus.
Com curadoria de Sean Corcoran e Donald Albrecht, a partir dos arquivos do Museu da Cidade de Nova Iorque, a exposição reúne 130 fotografias, várias delas nunca publicadas, e 41 revistas “Look”.
“Nestas imagens, Kubrick explorou o glamour e a coragem das pessoas nas ruas, em discotecas e em eventos desportivos, captando a essência de uma cidade em transformação após a Segunda Guerra Mundial, e o sofrimento, a paixão e a intensidade da vida quotidiana, com um olhar sofisticado que contradizia a sua juventude e pouca experiência”, pode ler-se na descrição oficial da mostra.