O Centro Cultural de Belém (CCB) anunciou esta segunda-feira, 30 de dezembro, que o Cartão CCB será gratuito para todos os jovens até aos 25 anos. Esta iniciativa proporciona entrada gratuita no Museu de Arte Contemporânea durante um ano e 30 por cento de desconto em espetáculos produzidos pelo espaço. A medida visa atrair mais jovens ao CCB e democratizar o acesso à cultura, abrangendo as artes performativas e as visuais.
“No próximo ano apresentamos uma programação bastante diversificada e eclética, que julgamos que vai tocar também o público mais jovem, desde o espetáculo ‘Sol em Gémeos’, de Filipe Sambado e Luca Argel, em maio, até à exposição ’31 Mulheres: Uma exposição de Peggy Guggenheim’, patente entre 26 de fevereiro e 15 de junho”, refere o comunicado.
Os titulares do Cartão CCB poderão assistir, a 21 e 22 de fevereiro, ao regresso do Ballet de Lorraine ao Grande Auditório, 30 anos após a última apresentação no local. O programa incluirá as peças “A Folia”, do coreógrafo português Marco da Silva Ferreira, e “Static Shot”, de Maude Le Pladec.
“A análise de bilhética do CCB mostra-nos que é preciso continuarmos a atrair o público mais jovem. Isto consegue-se através de programação que vá ao encontro dos seus interesses artísticos, mas também criando-se condições de democratização no acesso à cultura”, afirma Delfim Sardo, Administrador da Fundação Centro Cultural de Belém (FCCB).
Além da entrada gratuita no Museu de Arte Contemporânea e dos descontos nos bilhetes para produções e coproduções do CCB, o cartão oferece vantagens em atividades como cursos de artes, visitas guiadas e conversas com curadores.