Teatro e exposições

Chegou a Lisboa a exposição premiada pela World Press Photo sobre os bastidores da guerra

Nikita Teryoshin é o autor da série fotográfica que capta o ambiente nas feiras de armas. Está patente na galeria Narrativa até 21 de dezembro.
"Nothing Personal - the back office of war" A photo project on the global arms trade by Nikita Teryoshin between 2016 an 2023 in 15 Countries at 18 exclusive arms fairs. Peruvian delegation at the stand of UkrOboronProm. The Oplot-M main battle tank was offered during the expo as a potential solution to replace the old Soviet T 55 MBT of the Peruvian Army. SITDEF, Lima, Peru, 2019

A guerra é hedionda e as fotografias que a retratam são habitualmente alvo de grande atenção. Mas o que é que acontece nos bastidores? É isso que a nova exposição quer mostrar já a partir de sexta-feira, 1 de novembro, na galeria Narrativa, em Lisboa, onde ficará até 21 de dezembro.

O fotógrafo russo Nikita Teryoshin é o autor de “Nothing Personal – The Back Office of War”, que oferece um olhar incisivo sobre os bastidores da indústria de armamento. As imagens expostas captam o ambiente nas feiras de armas na Europa, Ásia e Médio Oriente, e foram tiradas entre 2016 e 2023.

Com um estilo documental crítico, o fotógrafo revela a face menos visível da guerra, onde se sublinha a vertente financeira e burocrática que serve de base a inúmeros conflitos e promove a violência a nível global. “Teryoshin oculta deliberadamente os rostos dos homens e mulheres presentes, pois não é sua intenção atribuir culpas a indivíduos. Os comerciantes de armas anónimos podem ser vistos como uma metáfora de um negócio que opera na sombra, fugindo à atenção dos meios de comunicação social“, explica a Narrativa.

O projeto, premiado pelo World Press Photo em 2020 na categoria de Assuntos Contemporâneos, deu igualmente origem a um livro galardoado no PhotoEspaña 2023 — um trabalho que tem sido reconhecido pela abordagem provocadora e irónica.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT