A guerra é hedionda e as fotografias que a retratam são habitualmente alvo de grande atenção. Mas o que é que acontece nos bastidores? É isso que a nova exposição quer mostrar já a partir de sexta-feira, 1 de novembro, na galeria Narrativa, em Lisboa, onde ficará até 21 de dezembro.
O fotógrafo russo Nikita Teryoshin é o autor de “Nothing Personal – The Back Office of War”, que oferece um olhar incisivo sobre os bastidores da indústria de armamento. As imagens expostas captam o ambiente nas feiras de armas na Europa, Ásia e Médio Oriente, e foram tiradas entre 2016 e 2023.
Com um estilo documental crítico, o fotógrafo revela a face menos visível da guerra, onde se sublinha a vertente financeira e burocrática que serve de base a inúmeros conflitos e promove a violência a nível global. “Teryoshin oculta deliberadamente os rostos dos homens e mulheres presentes, pois não é sua intenção atribuir culpas a indivíduos. Os comerciantes de armas anónimos podem ser vistos como uma metáfora de um negócio que opera na sombra, fugindo à atenção dos meios de comunicação social“, explica a Narrativa.
O projeto, premiado pelo World Press Photo em 2020 na categoria de Assuntos Contemporâneos, deu igualmente origem a um livro galardoado no PhotoEspaña 2023 — um trabalho que tem sido reconhecido pela abordagem provocadora e irónica.